Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Avaliao da precipitao do carbonato de clcio (CaCO3) em sistema com aplicao de ultrassom


Wagner Aldeia; Bianca Oliveira Agio; Andre L. Martins; Helga E.P. Schluter; Bruno B. Castro; Hugo Francisco L. Santos


Resumo:

A precipitação do carbonato de cálcio (CaCO3) representa uma área de interesse para a indústria de produção de óleo e gás, principalmente quanto a mitigação por uso da radiação ultrassônica. Diante disso, o presente trabalho se utiliza da Solução BZ, com concentração de sais pré-estabelecidas, pH ajustado, temperatura variável entre 40 e 90 °C e pressão constante de 10 atm, para avaliar o impacto da aplicação do ultrassom na pressão referida, assim como a sua influência nas fases formadas, tamanho de partícula e massa precipitada, com base no Diagrama lnAP-T de Kawano. De forma geral, foi verificado que a aplicação do ultrassom modifica o comportamento do sistema de precipitação, visualizado pela alteração das fases formadas, em que o sistema sem ultrassom apresenta, de forma majoritária, calcita e com ultrassom as partículas mais representativas são de vaterita, com exceção de 80 e 90 °C. O tamanho da partícula e a massa precipitada, assim como as fases formadas, sofrem alteração quando a redução de tamanho e aumento da massa, respectivamente, corroborando com a literatura referente ao assunto.

Referência:
ALDEIA, Wagner; AGIO, Bianca Oliveira; MARTINS, Andre L.; SCHLUTER, Helga E.P.; CASTRO, Bruno B.; SANTOS, Hugo Francisco L. Avaliação da precipitação do carbonato de cálcio (CaCO3) em sistema com aplicação de ultrassom. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS PARTICULADOS, 40., 2022, Uberlândia. Anais... 8 p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/178044.pdf 

 
Publicações técnicas