
Obteno de coeficientes propulsivos de comboios fluviais
Carlos Daher Padovezi
Resumo:
A realização de ensaios em escala real de comboios fluviais, cada comboio composto por um empurrador e por um determinado conjunto de barcaças, possibilita a obtenção, com precisão adequada para análise do sistema propulsivo, de coeficientes propulsivos envolvidos em cada condição de operação. O IPT tem realizado, há décadas, medições em escala real do desempenho operacional de comboios fluviais. Os resultados dessas medições têm servido de base para o estudo de correlações entre coeficientes propulsivos (coeficiente de esteira efetiva e coeficiente de redução da força propulsora) e as seguintes variáveis: portes de comboios (número de barcaças e formação do conjunto de barcaças), calados, velocidades e profundidades da via. O método utilizado para obtenção dos coeficientes propulsivos a partir dos resultados de medições de desempenho em escala real é baseado em dois procedimentos considerados confiáveis, utilizados pelo IPT: i) obtenção de estimativas de resistências ao avanço de comboios em suas várias condições operacionais, com formulação de Howe adaptada; ii) utilização de curvas de água aberta de séries sistemáticas de propulsores, com adequação devido às possíveis diferenças geométricas entre propulsor utilizado e propulsor de série sistemática. São feitas considerações técnicas sobre a importância de projetar-se de forma diferente o propulsor central de empurradores tri-hélices e de se escolher adequadamente o ponto de operação de projeto dos propulsores.
Referência:
PADOVEZI, Carlos Daher. Obtenção de coeficientes propulsivos de comboios fluviais. In: CONGRESSO INTERNACIONALDE TRANSPORTE AQUAVIÁRIO, CONSTRUÇÃO NAVAL E OFFSHORE, 29., 2022, Rio de Janeiro. Anais... 8 p.
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https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/178109.pdf