
Proposta para reuso de lies aprendidas em projetos Scrum
Elton Grottoli Lima; Vagner Luiz Gava
Resumo:
Pesquisas revelam que mais da metade dos projetos de TI falham em sua implementação, superando seu planejamento inicial de prazos e custos. Uma das causas subjacentes à esta baixa taxa de sucesso é a incapacidade das organizações em reutilizar as lições aprendidas em projetos, ou fazê-lo de forma incompleta ou ineficaz. O objetivo deste artigo é construir um processo que estimule o reuso de lições aprendidas em projetos Scrum. É conduzida uma revisão sistemática da literatura, cujo resultado revela que a cerimônia de Retrospectiva, em suas formas mais comuns, apresenta falhas de condução que inibem o processo de aprendizado no projeto. Com a reintrodução de práticas que endereçem estas falhas, apresenta-se um processo cujo resultado esperado é facilitar o reuso das lições aprendidas no projeto e, com isso, evitar a repetição de erros passados e distribuir o conhecimento de forma mais homogênea na equipe.
Referência:
LIMA, Elton Grottoli; GAVA, Vagner Luiz. Proposta para reuso de lições aprendidas em projetos Scrum. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS AND TECHNOLOGY MANAGEMENT, 19.CONTECSI, 2022, São Paulo. Proceedings… São Paulo: FEA, 2023. 26p.
Documento com acesso restrito. Logar na BiblioInfo, Biblioteca/DAIT/IPT:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/178158.pdf