
Implantao de nibus com maior eficincia energtica com evoluo para o transporte pblico na cidade de So Paulo
Renato de Frana; Agenor de Toledo Fleury
Resumo:
Nas últimas décadas, houve um aumento significante da emissão de gases na atmosfera terrestre, intensificando consideravelmente o efeito estufa. A alta concentração desses gases é consequência principalmente das diversas atividades industriais realizadas, em especial por meio da queima de combustíveis fósseis. O setor de transporte público urbano terrestre atualmente utiliza, predominantemente, óleo diesel como combustível, sendo considerado como um dos maiores responsáveis pela poluição por emissão de gases como o monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio, enxofre, aldeídos e os materiais particulados nas grandes cidades. Nesse contexto, torna-se necessário modernizar os sistemas de transporte público urbano nas grandes cidades, impulsionando melhorias no desempenho energético e redução nos níveis de poluentes. Como alternativas existem a disposição tecnologias como ônibus movidos a etanol, elétricos e os híbridos. Neste artigo cientifico, propõe-se apresentar as principais diferenças entre ônibus menos poluente em relação à frota predominante atual, com informações para a tomada de decisão em relação às melhores alternativas, visando à substituição ou adaptação de ônibus movidos exclusivamente a óleo diesel por tecnologias limpas na cidade de São Paulo.
Referência:
FRANÇA, Renato; FLEURY, Agenor de Toledo. Implantação de ônibus com maior eficiência energética com evolução para o transporte público na cidade de São Paulo. Revista IPT, Tecnologia e Inovação, v.7, n.22, p.7- 25, abr., 2023.
Acesso ao artigo no site do Periódico:
https://revista.ipt.br/index.php/revistaIPT/article/view/180