
Avaliao da eficcia biocida dos produtos sulfato de tetra (hidroximetil) fosfnio (THPS), glutaraldedo e isotiazolona frente a Bactrias Redutoras de Sulfato (BRS) em diferentes escalas de cultivo de Nmero Mais Provvel (NMP)
Henrique Moreira Simon; Maria Filomena de Andrade Rodrigues
Resumo:
O controle de bactérias redutoras de sulfato (BRS) na indústria petrolífera é feito com biocidas. O monitoramento da eficácia destes produtos pode ser verificado com con tagens de população viável após exposição ao biocida. A contagem de Número Mais Provável (NMP) é a mais utilizada para BRS. Aspectos como tempo de incubação e espaço físico motivam a busca de ensaios para avaliar de maneira célere a atividade antimicrobiana de biocidas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade antimicro biana de três produtos (THPS, glutaraldeído e isotiazolona) frente às linhagens Desul fotomaculum nigrificans ATCC 19998 e Desulfovibrio desulfuricans ATCC 29577, com métodos distintos para quantificação de NMP em relação ao meio de cultura utilizado e à escala de cultivo adotada para quantificação. Os ensaios foram realizados com o método convencional em frascos e com o método em microplacas incubadas em jarras com gerador de ambiente anaeróbio. Os produtos foram avaliados em 5 concentrações mais um controle (sem tratamento), determinadas a partir da sua concentração inibitória mínima teórica descrita pelo fabricante. O tempo de contato dos microrganismos com os biocidas foi de 15 minutos, e os ensaios de recuperação de carga microbiana foram realizados nas escalas informadas. Os resultados observados atestam as contagens de BRS em microplaca como opção viável para validar produtos biocidas de uso em cam po, com obtenção de valores de Concentração Inibitória Mínima (CIM) comparáveis para o THPS entre os diferentes métodos (100 mg/L) e com valores coerentes com os observados na literatura para glutaraldeído (100 mg/L e 250 mg/L).
Referência:
SIMON, Henrique Moreira; RODRIGUES, Maria Filomena de Andrade. Avaliação da eficácia biocida dos produtos sulfato de tetra (hidroximetil) fosfônio (THPS), glutaraldeído e isotiazolona frente a Bactérias Redutoras de Sulfato (BRS) em diferentes escalas de cultivo de Número Mais Provável (NMP). Revista IPT, Tecnologia e Inovação, v.7, n.23, p.22-36, ago., 2023.
Acesso ao artigo no site do Periódico:
https://revista.ipt.br/index.php/revistaIPT/article/view/195