
Estudo da disposio de transdutores ultrassnicos na madeira
Suelem Maurcio Fontes Macena; Fabiana Lopes de Oliveira; Elton Belarmino de Sousa; Takashi Yojo; Cassiano Oliveira de Souza
Resumo:
Em inspeções de estruturas de madeira, o uso de técnicas não destrutivas para a avaliação das propriedades mecânicas é imprescindível. O ultrassom se mostra como um ensaio não destrutivo potencial nesse tipo de análise. No entanto, há algumas limitações de acesso para a medição direta com ultrassom em campo, uma vez que dificilmente é possível posicionar os transdutores nos topos opostos para propagar ondas na direção longitudinal de uma peça estrutural, pois estes pontos costumam estar engastados na parede ou ligados a outras peças. Considerando-se essa dificuldade prática, o objetivo deste estudo foi verificar se a configuração de medição indireta de propriedades mecânicas com os transdutores em duas disposições diferentes é equivalente à configuração de medição direta para a obtenção da velocidade de propagação das ondas, do módulo de elasticidade dinâmico e do módulo de elasticidade estático. Concluiu-se que as três configurações avaliadas são equivalentes e, portanto, podem ser utilizadas na obtenção dessas propriedades em inspeções de campo.
Reference:
MACENA, Suelem Maurício Fontes; OLIVEIRA, Fabiana Lopes de; SOUZA, Elton Belarmino de; YOJO, Takashi; SOUZA, Cassiano Oliveira de. Estudo da disposição de transdutores ultrassônicos na madeira. In: WORKSHOP DE TECNOLOGIA DE SISTEMAS E PROCESSOSS CONSTRUTIVOS, 4., TECSIC 2023, Porto Alegre. Anais... 6p.
Documento com acesso restrito. Identifique-se na BiblioInfo, Biblioteca IPT/GITEB para acessar o trabalho em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/178507.pdf