Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Ao-carbono zincado e ao ligao com armadura de estruturas de concreto: anlise hierrquica sob ponto de visra econmico, tcnico e ambiental


Maurcio Silveira Martins; Adriana de Araujo; Zehbour Panossian


Resumo:

A garantia da durabilidade do projeto de estruturas de concreto armado é motivo de preocupação no Brasil, dado o histórico de manifestações patológicas precoces e o alto custo de reabilitações. Como a corrosão do aço-carbono é uma das anomalias que mais implica na deterioração das estruturas de concreto armado, métodos alternativos têm sido cada vez mais pesquisados e aplicados para retardar e mitigar a corrosão. O uso de armaduras com resistência superior à corrosão é prática comum em outros países, mas incipiente no Brasil. Assim, o presente artigo visa contribuir como essa temática, apresentando uma análise hierarquia comparativa da utilização do aço ligado e do açocarbono zincado em substituição à barra padrão de aço-carbono em estruturas sujeitas à contaminação com cloretos ou à carbonatação do concreto. A metodologia consistiu da análise de quatro atributos relativos ao aspecto econômico, técnico e ambiental de cada tecnologia. Para cada atributo foi definido um peso considerando o grau de sua importância na seleção do tipo de armadura. Concluiu-se que a seleção do aço ligado é o mais viável no Brasil, embora o aço zincado seja o de maior resistência à corrosão, podendo assim, garantir uma vida mais longa das estruturas do concreto armado. Ponderou-se que a aplicação da análise hieráquica é adequada, no entanto, exige conhecimento prático e uma ampla pesquisa, além de sua aplicação exigir conhecimento da obra em questão, que sempre apresenta particularidades.

Referência:
MARTINS, Maurício Silveira; ARAUJO, Adriana de; PANOSSIAN, Zehbour. Aço-carbono zincado e aço ligao com armadura de estruturas de concreto: análise hierárquica sob ponto de visra econômico, técnico e ambiental. In: CONGRESSO NACIONAL REABILITAR E BETÃO ESTRUTURAL, 3-5 nov., 2021, Lisboa. Proceedings… Lisboa: APEE, GPBE, 2021. p.1095-1105.

Logar na BiblioInfo Bibioteca-DAIT/IPT para acessar o Proceedings em PDF. Documento protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
escriba.ipt.br/pdf_restrito/177605.pdf

 
Publicações técnicas