Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Modelagem e simulao do processo de desativao do catalisador Cu/ZnO/Al2O3 na reforma de metanol com vapor dgua


A.J.B. da Silva; L.F. Novazzi; Sila Derenzo; Joo Guilherme Rocha Poo


Resumo:

Um dos principais catalisadores utilizados na reforma de metanol com vapor de água para a produção de hidrogênio é o de Cu/ZnO/Al2O3. A partir de dados da literatura de um reator de leito fixo, nesse trabalho se estudou uma lei cinética simplificada para essa reação e também a desativação desse catalisador. Para isso, o reator foi modelado matematicamente considerando-se as equações de balanço molar e de energia. O sistema de equações diferenciais resultantes foi resolvido em Matlab e ajustaram-se o coeficiente de transferência de calor e uma lei cinética de primeira ordem para a reação, supondo-se atividade total do catalisador. Os resultados mostraram boa previsão do modelo em relação aos dados experimentais. Para se avaliar a desativação do catalisador, foram considerados tempos de operação de mais de 650 horas do reator, notando-se que a perda de atividade catalítica pode ser explicada por conta da deposição de coque.

Referência:
SILVA, A. J. B. da; NOVAZZI, L.F.; DERENZO, Silas; POÇO, João Guilherme Rocha. Modelagem e simulação do processo de desativação do catalisador Cu/ZnO/Al2O3 na reforma de metanol com vapor d´água. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, 23., 7-11 set., 2021, Gramado. Anais... 4p.

Logar na BiblioInfo Bibioteca-DAIT/IPT para acessar o texto na íntegra em PDF. Documento protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
escriba.ipt.br/pdf_restrito/177586.pdf


 
Publicações técnicas