Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

A importncia do dimensionamento da calha interna de grandes coberturas


Sabine Schmalz Richers; Daniel Setrak Sowmy


Resumo:

As intensidades pluviométricas assim como os valores de intensidade x frequência x duração (IFD) têm variado em razão das crescentes mudanças climáticas. Observa-se que, mesmo em regiões de precipitação pluviométrica aparentemente estável ou até baixa, têm ocorrido chuvas com IFD atípicas nunca vistas anteriormente. Desta forma, neste estudo, buscou-se descrever o dimensionamento do Sistema Sifônico de Drenagem de Águas Pluviais das calhas internas de grandes coberturas e de sua drenagem de emergência para poder identificar os impactos associados. Observou-se que as normas europeias, descrevem detalhadamente o dimensionamento de calhas internas, entre elas as mais usadas, as boxes gutters retangulares. A pesquisa bibliográfica realizada forneceu os parâmetros que fundamentam o dimensionamento de calhas internas. A NBR 10844:1989 fornece valores de precipitação pluviométrica para um período de retorno T=25 anos, enquanto, para calhas internas, as normas EN 12056- 3:2000 e DIN 1986-100:2008 exigem o uso de um período de retorno de T=100 anos. Realizou-se um exercício projetual de dimensionamento de calhas internas conforme descrito nas normas EN 12056-3:2000, a DIN 1986-100:2008 e a literatura consultada permitindo destacar: i) o uso de fatores de segurança; ii) valores de precipitação pluviométrica com tempo de retorno de 100 anos; iii) as calhas internas devem ser dimensionadas com bordo livre, e iv) calhas internas devem apresentar uma drenagem de emergência. Muitos empreendimentos comerciais e industriais apresentam calhas internas não dimensionadas de acordo com as normas internacionais, sem drenagem de emergência. As falhas produzem transbordamentos e danos materiais às edificações são a consequência.

Referência:
RICHERS, Sabine Schmalz; SOWMY, Daniel Setrak. A importância do dimensionamento da calha interna de grandes coberturas. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, v.12, 19p., 2021.

Logar na Biblioteca/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
escriba.ipt.br/pdf_restrito/177573.pdf

Acesso ao artigo no site do Periódico:
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8661111

 
Publicações técnicas