Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Livros

compartilhe

Desempenho hidrotrmico de paredes de fachada por meio de simulao computacional; estudo de caso (captulo de livro)


Alexandre Cordeiro dos Santos; Luciana Alves de Santos; Osmar Hamilton Becere; Jlio Cesar Sabatini de Souza


 Resumo:

A presença de umidade nas edificações, acima de certos limites e combinada a determinados intervalos de temperatura, pode favorecer o desenvolvimento de fungos emboloradores no interior das edificações, comprometer a saúde dos usuários e a durabilidade do edifício e do mobiliário. As normas técnicas brasileiras atuais ainda são insuficientes para lidar com essa questão e uma das alternativas é a simulação computacional, que, embora possua algumas limitações, pode ser útil nesse diagnóstico. O objetivo deste trabalho é mostrar os resultados da avaliação higrotérmica (temperatura e umidade) de duas fachadas de dois prédios diferentes, que fazem parte dos estudos de caso deste trabalho. Esta avaliação foi feita através de simulação computacional com o software WUFI-Pro. As seguintes atividades foram realizadas: revisão bibliográfica, ensaios laboratoriais para determinação das características higrotérmicas dos materiais de construção utilizados nas fachadas dos estudos de caso e coleta de temperatura e umidade nos apartamentos
(habitação) dos estudos de caso. O uso de uma simulação computacional para avaliar a transferência de umidade através de uma parede é viável. Os dados obtidos mostram que a porcentagem de ocorrência de umidade nos estudos de caso é consistente com os resultados obtidos na simulação.


Referência:
SANTOS, Alexandre Cordeiro dos; SANTOS, Luciana Alves de; BECERE, Osmar Hamilton; SOUZA, Júlio Cesar Sabatini de. Desempenho hidrotérmico de paredes de fachada por meio de simulação computacional; estudo de caso. In: MARTINS, Bianca Camargo. (Org.) O essencial da arquitetura e urbanismo 3. Ponta Grossa: Atena Ed., 2019. Cap.31, p.426-436.


Acesso ao trabalho em PDF:
escriba.ipt.br/pdf/176020.pdf

 
Publicações técnicas