Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Livros

compartilhe

Processo de ensino aprendizagem do conceito de tensor utilizando abordagens experimentais (captulo de livro)


Andrea Cristina Micchelucci Malanga; Euclides Martins Oliveira Neto; Luiz Carlos de Campos; Manuel Antonio Pires Castanho; Oscar Joo Abdounur; Paulo urbano Avila


 Resumo:

O objetivo deste artigo é apresentar o processo de desenvolvimento e fabricação de um kit educacional (KiDiTen®), utilizando conceitos de Física, Matemática e Resistência dos Materiais no desenvolvimento de um kit educacional de baixo custo, com viabilidade de ser comercializado em toda a rede de ensino médio e superior do país. Serão utilizadas abordagens corno: Processo de Ensino Aprendizagem (PEA), Educação Baseada em Projetos (PLE), Aprendizado Baseado em Problemas (PBL), conceito de Tensores em consonância com os modernos aspectos da engenharia da complexidade. Por outro lado, serão abordados aspectos da literatura econômica ligados à inovação, necessidade do cliente e desenvolvimento de novos produtos, com isso, temos o perfil tecnológico e científico da engenharia, aliado ao perfil estratégico de negócios e inovação.


Referência:
MALANGA, Andrea Cristina Micchelucci; OLIVEIRA NETO, Euclides Martins; CAMPOS, Luiz Carlos de; CASTANHO, Manuel Antonio Pires; ABDOUNUR, Oscar João; AVILA, Paulo Urbano. Processo de ensino aprendizagem do conceito de tensor utilizando abordagens experimentais. In: ENGENHARIA no Século XXI. Belo Horizonte: Poisson, 2019. v.2, cap.8, p.63-72.


Acesso ao livro no site da publicação:
https://poisson.com.br/2018/produto/engenharia-no-seculo-xxi-volume-2/

 
Publicações técnicas