Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Livros

compartilhe

Cascas de rvores nativas como corante natural txtil (captulo de livro)


Patricia Muniz dos Santos Silva; Ticiane Rosa; Rayana Santiago Queiroz; Silgia Aparecida da Costa; Sirlene Maria da Costa


Resumo:

Atualmente, têm-se buscado possibilidades para aperfeiçoar a produção têxtil a fim de reduzir o impacto ambiental gerado ao longo da cadeia. O tingimento têxtil com corantes naturais aparece nesse cenário como uma alternativa sustentável. Buscar novas fontes de corante a partir da flora nativa é um modo de valorizar a biodiversidade brasileira. Objetivou-se discutir possibilidades de aplicação de cascas de árvores nativas como corante para têxtil. Foi realizada uma explanação com base em revisão bibliográfica. Foram levantadas 21 espécies cuja casca pode ser usada como corante. Os métodos de coleta de casca já são utilizados no Brasil. Elas podem ser obtidas por extrativismo sustentável; de árvores plantadas em sistemas agroflorestais; e a partir de resíduos madeireiros. Os principais extrativos cromóforos das cascas são os taninos. Diferentes métodos de tingimento são discutidos na literatura. As cascas de árvores nativas apresentam potencial para serem usadas no tingimento têxtil.


Referência:
SILVA, Patrícia Muniz dos Santos; ROSSI, Ticiane; QUEIROZ, Rayana Santiago; COSTA, Silgia Aparecida; COSTA, Sirlene Maria da. Cascas de árvores nativas como corante natural têxtil. In: ROBIC, André Ricardo; MENDES, Francisca Dantas; ROBIC, Luciane A. Biscolla. Interfaces da moda: gestão, negócios, varejo, sustentabilidade, design, consumidor e marcas. São Paulo: USP/EACH, 2018. Cap.3, 132-146.


Acesso aos Capítulos originados dos resumos apresentados no Congresso Internacional de Negócios da Moda, 6., 2017: São Paulo:
http://cinm.org.br/cinm/anais/2017/03_03_02_Cascas%20de%20%C3%A1rvores%20nativas.pdf


 
Publicações técnicas