Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Livros

compartilhe

Manual orientativo para calibrao de macromedidores de vazo de gua por meio de tcnicas de pitometria


Nilson Massami Taira; Kazuto Kawakita


Resumo:

A medição da vazão de água em condutos de grandes dimensões sempre foi um desafio para as empresas que necessitam quantificar com confiabilidade os volumes de água captados, produzidos ou transportados por seus sistemas hidráulicos. Embora existam disponíveis no mercado diferentes tecnologias de medição de vazão, para assegurar a manutenção da sua confiabilidade metrológica esses medidores de vazão necessitam ser avaliados e calibrados de acordo com uma periodicidade determinada pelos requisitos e critérios de cada aplicação específica. No entanto, devido às dificuldades operacionais e logísticas envolvidas, a calibração em laboratório desses chamados macromedidores de vazão não tem se mostrado uma solução técnica e economicamente
viável. Considerando as questões preocupantes apresentadas, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT desenvolveu uma metodologia para a medição da vazão de água em condutos de grandes dimensões que se baseia na técnica fundamental da pitometria, utilizando o tubo de Pitot do tipo Cole para mapear os perfis de velocidade do escoamento nas seções da tubulação de interesse e permitir o cálculo da vazão. Com base nos resultados obtidos em um grande número de aplicações em condutos fechados de água bruta e tratada, junto às instalações de captação, transporte e distribuição de água, a técnica fundamental e auditável da pitometria tem se mostrado uma ferramenta bastante apropriada para a validação de medidas de vazão de água em tubulações de grande diâmetro. De fato, a técnica de pitometria permite a calibração dos macromedidores de vazão dentro das periodicidades e critérios técnicos definidos pelos usuários ou estabelecidas em contratos ou regulamentos metrológicos, sem a necessidade de remover o medidor de vazão do seu local de operação em campo. Este manual orientativo foi preparado com o objetivo de apresentar a metodologia de medição de vazão de água por pitometria desenvolvida pelo IPT. No manual são apresentados os fundamentos teóricos envolvidos, os procedimentos práticos e os cuidados necessários à aplicação da técnica, além da instrumentação e dos softwares utilizados. O leitor notará que as abordagens teóricas foram restringidas ao mínimo necessário, até pelo fato de serem facilmente acessíveis em qualquer livro de Hidráulica. Ao invés disso, foram enfatizados os procedimentos importantes e necessários para a prática da pitometria. O Manual encontra-se dividido em tópicos com os seguintes conteúdos: Introdução; Métodos de calibração de  macromedidores de vazão; A técnica de pitometria; Planejamento da calibração; Calibração em campo; Casos especiais e Estimativa de incertezas. Sugestões e críticas são bem-vindas e certamente serão de extrema valia para as revisões futuras deste documento. O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Contrato Nº 073/2017/ ANA firmado entre a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo S.A. – IPT.

Referência:
TAIRA, Nilson Massami; KAWAKITA, Kazuto. Manual orientativo para calibração de macromedidores de vazão de água por meio de técnicas de pitometria. Brasília: ANA, 2021. 152 p.

Logar na BiblioInfo Bibioteca-DAIT/IPT para acessar ao Manual em PDF. Documento protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
escriba.ipt.br/pdf_restrito/177603.pdf


 
Publicações técnicas