A Baixada Santista é a primeira região metropolitana instituída no Brasil, sem a participação de capital de Estado. É formada pelo agrupamento dos municípios que integram o litoral do estado de São Paulo: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente, que abrangem uma área de 2.420,5 km². Com o objetivo de promover a gestão regional integrada dos resíduos sólidos na região, foi publicado, em 2018, o Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Baixada Santista (PRGIRS/BS), elaborado com base nos dados da gestão de resíduos sólidos na região em 2016. O PRGIRS/BS visa auxiliar no planejamento e direcionamento de ações em um esforço intermunicipal na busca de soluções para os resíduos sólidos que sejam viáveis sob o ponto de vista econômico, social e ambiental, considerando as particularidades e os desafios locais existentes, que incluem aterros em final de vida útil de operação, restrições para implantação de novos sistemas de disposição final, cobranças da sociedade civil para melhoria das unidades de triagem e condições de catadores, necessidade de tecnologias que minimizem a massa de resíduos dispostos e gerem produtos com valor agregado, entre outros
A Fase I teve como objetivo promover a gestão regional integrada dos resíduos sólidos na região da Baixada Santista, composta por 9 municípios do litoral sul do estado de São Paulo.
Saiba maisA Fase 2 tem por objetivo dar continuidade à implementação do PRGIRS/BS, realizando o diagnóstico das ações que já foram implementadas a nível municipal e regional, bem como elaborar instrumentos para implementar as estratégias e ações propostas no PRGIRS/BS.
Saiba maisOs Eventos têm como principal objetivo promover a discussão técnica sobre arranjos para o processamento de resíduos, assim como amadurecer o entendimento, criar uma visão compartilhada entre técnicos, gestores e a população e disseminar as boas práticas de gestão de resíduos na Baixada Santista.
Estes eventos serão realizados com a participação de especialistas em rotas de processamento, acadêmicos da área, entre outros convidados e dos gestores dos municípios da Baixada Santista, onde serão apresentadas, além de dados do diagnóstico levantados, as boas práticas de gestão de resíduos na região.
Envie sua mensagem, sugestões e contribuições com o Plano de Regional de Resíduos que teremos o prazer em responder.