

Avaliao da conformidade de calados e EPIs
O EPI – equipamento de proteção individual – é um produto que está atrelado, na maioria dos países, à certificação compulsória por um órgão governamental. No Brasil, a certificação de EPIs é realizada pelo MTE – Ministério do Trabalho e Emprego por meio do C.A. – Certificado de Aprovação dos produtos. O C.A. é concedido aos fabricantes e importadores com base em testes em laboratório realizados no produto.
O IPT é credenciado pelo MTE para a realização destes ensaios em calçados, luvas e vestimentas de proteção. Também auxilia as empresas em recomendações técnicas, para que os produtos alcancem os requisitos exigidos em normas técnicas nacionais ou internacionais. O Instituto possui reconhecimento internacional e seus relatórios de ensaios são aceitos em vários países. Além disso, seus técnicos participam e lideram diversas comissões de estudos da ABNT em calçados, luvas e vestimentas de proteção, visando ao desenvolvimento de normas técnicas nacionais.
A conferência de lotes de produtos, tais como calçados de passeio ou EPIs, também é realizada pelo IPT por amostragem e ensaios laboratoriais, ou auditoria de sistema da qualidade de empresas em processos de compras.
Tipos de avaliações realizadas:
- Avaliação de EPIs para obtenção do C.A. – Certificado de Aprovação – do Ministério do Trabalho (laboratório credenciado pelo MTE) - calçados de segurança, proteção e ocupacionais, calçado antiestático, calçado condutivo, calçado isolante elétrico, calçado de proteção a ambientes agressivos - frio e calor, botas impermeáveis, luvas contra riscos mecânicos, luvas contra riscos químicos, luvas contra riscos biológicos, luvas contra riscos térmicos, vestimentas para soldadores e processos similares, vestimentas contra riscos mecânicos, vestimentas impermeáveis, capas de chuva, mangotes, perneiras, capuzes de proteção.
- Avaliação de produtos a requisitos técnicos estabelecidos em normas técnicas, descritivos técnicos e exigências técnicas - atendimentos a empresas fabricantes, distribuidores, fornecedores, consumidores, órgãos de defesa do consumidor, pessoas físicas e demais interessados.
-
Central de Relacionamento com o Cliente
-
ipt@ipt.br
Tel.: (11) 3767-4000
-
23/06/2021
Cartilha para calados
-
03/05/2021
Segurana em mscaras
-
30/11/2020
Interlaboratorial: biqueira, calados e couro