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Avaliao e determinao das condies de segurana, conforto e rudo de revestimentos asflticos


A qualidade do pavimento asfáltico tem apresentado significativa melhora no Brasil por meio de novas técnicas e materiais utilizados na execução de camadas de rolamento de vias urbanas, rodovias e aeroportos; a indústria automobilística e a aeronáutica fabricam modelos cada vez mais estáveis, velozes, silenciosos e seguros, enquanto a indústria de pneus desenvolve modelos mais aderentes para as diversas situações do cotidiano. A combinação desses fatores - camadas de rolamento confortáveis, veículos estáveis e pneus aderentes - induz o motorista a dirigir cada vez mais em alta velocidade; quando qualquer um desses fatores ou a combinação deles deixa de ser capaz de manter o veículo em segurança, há a ocorrência de acidentes.

Neste sentido, destaca-se a importância do conhecimento da aderência, da irregularidade e do ruído que ocorre na interação do pneu com a camada de revestimento de um determinado pavimento. Para garantir que um pavimento seja seguro, confortável e silencioso, o IPT realiza ensaios em campo e laboratório em pavimentos existentes e propõe soluções tecnológicas a esses novos desafios. Também realiza ensaios e propõe recomendações técnicas para novos pavimentos, além de acompanhar a execução e monitorar o desempenho pós-execução. Esses ensaios e avaliações permitem calcular índices que são utilizados para quantificar e qualificar o estado de superfície da camada de rolamento, como o IFI (International Friction Index), IRI (International Roughness Index) e o QI (Quociente de Irregularidade), entre outros.

 
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