Solues IPT

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >   Solução IPT

Caracterizao e desempenho de calados e componentes


A fabricação de calçados envolve vários tipos de matérias-primas, componentes e insumos. Durante o processo de fabricação, várias operações são realizadas no calçado, como a união do solado (parte de baixo do calçado, envolvendo a sola, salto, palmilha de montagem e palmilha de limpeza) com o cabedal (parte superior do calçado, envolvendo a parte de couro ou outros materiais), realizada por meio de colagem ou injeção direta, vulcanização ou outro meio.

O IPT oferece ensaios físico-mecânicos, químicos, térmicos, elétricos e biológicos para avaliar materiais (matérias-primas e componentes), calçados em processamento e calçados acabados, que posteriormente podem ser analisados quanto ao desempenho, envelhecimento, conforto e resistência. Os ensaios são baseados em normas nacionais, internacionais ou métodos desenvolvidos conforme a necessidade do cliente.

Os ensaios oferecidos são:

  • Ensaios em materiais e componentes para fabricação de calçados: laminado sintético, não-tecido, tecido para calçados, metais para enfeites, cadarço ou atacador, contraforte, couraça, forro, cabedal, palmilhas de limpeza, de conforto ou internas, palmilha de montagem, solas, solados, saltos, alma metálica ou plástica, biqueira de aço, biqueira de composite, biqueira plástica, palmilhas contra perfuração em aço e fibras de aramida ou outras, fitas, reforços, zíper ou fecho-ecler, velcro, elástico, ilhoses, embalagens de calçados etc.
  • Ensaios em calçados, sapatos, botas, coturnos, tênis, calçados esportivos, calçados de passeio, calçados masculinos, calçados femininos e calçados militares.

 
Contatos
 
Assuntos Relacionados
 
  • Notcias
  • veja todas
 
  • Soluções tecnológicas