Solues IPT

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >   Solução IPT

Caracterizao e desempenho de EPIs


EPIs – equipamentos de proteção individual – são destinados à proteção do trabalhador em diversas atividades industriais, agrícolas, na construção civil e outras. Tais equipamentos devem possuir características que permitam proteger o trabalhador em situações especificas, além de propriedades que tornem o seu uso confortável e possibilitem uma determinada vida útil. No caso particular de luvas, vestimentas e calçados de proteção, são utilizados vários tipos de matérias-primas na confecção dos mesmos, tais como couros, recouros, tecidos, não-tecidos, polímeros, elastômeros e laminados sintéticos, entre outros.

O IPT oferece diversos ensaios físico-mecânicos, químicos, térmicos, elétricos e biológicos (em implantação) para avaliar EPIs prontos, assim como suas matérias-primas e componentes. Pode-se caracterizar ou realizar a verificação prévia de parâmetros de resistência e proteção de tais materiais, assim como posteriormente verificar os requisitos nos produtos acabados ou em fase de processamento, também no que diz respeito a características de conforto e envelhecimento. Os ensaios são baseados em normas nacionais, internacionais ou métodos desenvolvidos conforme a necessidade do cliente.

Os ensaios oferecidos são:

  • Ensaios em EPIs – Equipamentos de Proteção individual – calçado de segurança, calçado de proteção, calçado ocupacional, calçado antiestático, calçado condutivo, calçado para bombeiro, calçado para ambientes agressivos – calor e frio, botas impermeáveis, calçados para trabalhos em fundição e respingo de metais, calçados para riscos químicos, calçado antideslizante ou antiescorregamento.
  • Ensaios em EPIs – luvas e vestimentas – luva de proteção contra riscos mecânicos, luvas contra riscos químicos, luvas contra riscos térmicos, luvas de proteção contra riscos elétricos, luvas de procedimentos médicos de simples uso, luvas de procedimentos não-cirúrgicos, luvas de procedimentos cirúrgicos, luvas de materiais diversos (couro, tecido, kevlar, fibra de aramida, PVC, borracha nitrílica, borracha natural etc.), vestimentas de proteção para soldadores e processos similares, vestimentas de proteção contra riscos térmicos, vestimentas de proteção contra riscos mecânicos, vestimentas de proteção contra cortes por facas manuais, vestimentas de proteção impermeáveis à água, capas de chuva.
  • Ensaios dimensionais – verificação de espessuras de materiais, dimensões de produtos (comprimentos, larguras, alturas de cano, verificação de tamanhos de calçados, luvas e vestimentas de proteção), gramatura de materiais, peso de materiais, densidade de materiais.

 
Contatos
  • Laboratrio de Calados e Produtos de Proteo - LCPP
  • lcpp@ipt.br
    Tel.: (16) 3720-1033
 
Assuntos Relacionados
 
  • Notcias
  • veja todas
 
  • Soluções tecnológicas
 
  • Colunas
  • veja todas