Solues IPT

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >   Solução IPT

Avaliao da conformidade de calados e EPIs


O EPI – equipamento de proteção individual – é um produto que está atrelado, na maioria dos países, à certificação compulsória por um órgão governamental. No Brasil, a certificação de EPIs é realizada pelo MTE – Ministério do Trabalho e Emprego por meio do C.A. – Certificado de Aprovação dos produtos. O C.A. é concedido aos fabricantes e importadores com base em testes em laboratório realizados no produto.

O IPT é credenciado pelo MTE para a realização destes ensaios em calçados, luvas e vestimentas de proteção. Também auxilia as empresas em recomendações técnicas, para que os produtos alcancem os requisitos exigidos em normas técnicas nacionais ou internacionais. O Instituto possui reconhecimento internacional e seus relatórios de ensaios são aceitos em vários países. Além disso, seus técnicos participam e lideram diversas comissões de estudos da ABNT em calçados, luvas e vestimentas de proteção, visando ao desenvolvimento de normas técnicas nacionais.

A conferência de lotes de produtos, tais como calçados de passeio ou EPIs, também é realizada pelo IPT por amostragem e ensaios laboratoriais, ou auditoria de sistema da qualidade de empresas em processos de compras.

Tipos de avaliações realizadas:

  • Avaliação de EPIs para obtenção do C.A. – Certificado de Aprovação  – do Ministério do Trabalho (laboratório credenciado pelo MTE) - calçados de segurança, proteção e ocupacionais, calçado antiestático, calçado condutivo, calçado isolante elétrico, calçado de proteção a ambientes agressivos - frio e calor, botas impermeáveis, luvas contra riscos mecânicos, luvas contra riscos químicos, luvas contra riscos biológicos, luvas contra riscos térmicos, vestimentas para soldadores e processos similares, vestimentas contra riscos mecânicos, vestimentas impermeáveis, capas de chuva, mangotes, perneiras, capuzes de proteção.
  • Avaliação de produtos a requisitos técnicos estabelecidos em normas técnicas, descritivos técnicos e exigências técnicas - atendimentos a empresas fabricantes, distribuidores, fornecedores, consumidores, órgãos de defesa do consumidor, pessoas físicas e demais interessados.

 
Contatos
  • Laboratrio de Calados e Produtos de Proteo - LCPP
  • lcpp@ipt.br
    Tel.: (16) 3720-1033
 
  • Notcias
  • veja todas
 
  • Soluções tecnológicas
 
  • Colunas
  • veja todas