Solues IPT

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >   Solução IPT

Ampliao de escala de processos biotecnolgicos e acompanhamento da implantao


Ampliar escala implica reproduzir em um equipamento de maiores dimensões os resultados obtidos com sucesso em uma escala menor.

O desenvolvimento de processos em biorreatores é geralmente realizado em três escalas: bancada, na qual procedimentos básicos e parâmetros de processo são levantados; piloto, na qual as condições de operação são otimizadas; e industrial, na qual o processo deve ser economicamente viável. O sucesso dessa atividade depende da identificação do critério de ampliação de escala mais adequado para cada processo.

A experiência dos pesquisadores do IPT com a aplicação e desenvolvimento de metodologias para medir o consumo e a capacidade de transferência de oxigênio em processos aeróbios, assim como o conhecimento existente de dimensionamento e projeto de biorreatores, têm sido determinantes na escolha dos critérios de ampliação de escala utilizados nos diferentes processos biotecnológicos já realizados. O IPT possui biorreatores CSTR e air-lift instrumentados de diferentes volumes (0,5 a 100 litros), que podem ser operados de modo descontínuo, descontínuo alimentado ou contínuo, e conta com infraestrutura analítica (cromatógrafos de fase gasosa, líquida e iônica, espectrômetros e analisadores de gases) para levantamento de parâmetros de processo. Dada sua infraestrutura laboratorial, o Instituto fornece também a possibilidade de scale-down de processos já existentes, que necessitem de ajustes e melhoramentos, além de apoio e treinamento da equipe da empresa no start-up dos bioprocessos.

 
Contatos
  • Laboratrio de Biotecnologia Industrial LBI
  • lbi@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4581
 
  • Notcias
  • veja todas
 
  • Soluções tecnológicas
 
  • Colunas