Solues IPT

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >   Solução IPT

Sntese e desenvolvimento de formulaes de materiais funcionais


Um polímero funcional é um material macromolecular que apresenta funções interativas com o meio de aplicação mediante estímulos externos envolvendo temperatura, luz, magnetismo, corrente elétrica, íons, pH ou enzimas. Aplicações típicas destes materiais incluem manufatura de componentes eletrônicos, selantes, adesivos, laminados, tintas, inibidores de corrosão, protetores de luz, retardante de chamas, géis e membranas nos processos de separação e purificação em laboratórios químicos e bioquímicos.

Algumas áreas de aplicação em desenvolvimento são: sensores químicos ou bioquímicos, dispositivos de diagnósticos, implantes biocompatíveis e sistemas de liberação controlada de ativos.

O IPT atua no desenvolvimento de produtos constituídos a partir de polímeros funcionais e gera soluções tecnológicas na forma de partículas ou filmes (revestimentos) de maneira a atender demandas específicas de diferentes segmentos industriais.

São exemplos dessa atuação:

Síntese de materiais funcionais

  • Desenvolvimento de polímeros funcionais, tecnologia de revestimento e modificação química de superfícies que atendam a necessidades específicas de aplicação do cliente, mediante a manipulação de propriedades como: balanço hidrofílico/lipofílico, caráter iônico (aniônico, catiônico ou não-iônico), energia de superfície, adesividade e massa molar.

Caracterização de materiais funcionais
  • Emprego de diferentes técnicas analíticas para caracterização físico-química de polímeros funcionais ou superfícies modificadas, tais como tensiometria, imageamento de gota séssil, cromatografia de permeação em gel e eletroforese capilar por efeito Doppler.

 
 
  • Notcias
  • veja todas
 
  • Soluções tecnológicas
 
  • Colunas
  • veja todas