Solues IPT

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >   Solução IPT

Plataformas de petrleo: estudo de foras, turbulncia e contaminantes


Ensaios de plataformas de petróleo off-shore são os mais completos e exemplificam muitos dos problemas e soluções relacionados à ação do vento tanto em características que afetam o meio ambiente como na parte estrutural da embarcação.

Nos ensaios de embarcações buscam-se determinar os coeficientes aerodinâmicos de força e momento por meio de uma célula de carga instalada no modelo em escala reduzida da embarcação. Esses ensaios têm como finalidade a realização de projetos eficientes e seguros do ponto de vista da estrutura da embarcação, assim como do arranjo de seu top-side.

Pelo fato de plataformas de petróleo off-shore estarem dezenas de quilômetros distantes umas da outras, há a preocupação com o projeto e posicionamento do heliponto, para que haja segurança no pouso e decolagem de helicópteros.

Os projetos seguros são obtidos simulando em túnel de vento as características de turbulência do vento e elevação de temperatura de plumas das chaminés das turbinas, na região do heliponto. De acordo com os resultados obtidos, o projeto pode ser aprovado, ou podem ser sugeridas alterações para maior conforto, segurança e eficiência do sistema de pouso e decolagem de helicópteros. A figura 8 mostra o modelo em escala reduzida durante a medição com PIV, bem como alguns resultados de modelos numéricos e de experimentos.

Uma plataforma de petróleo é uma planta industrial que gera sua própria energia. Para isso, ela possui turbinas que queimam combustível fóssil e emitem gases quentes para a atmosfera. O estudo da disposição das chaminés das turbinas, cujas plumas atingem temperaturas superiores de 400°C, é fundamental para verificar se esses gases quentes estarão acima da altura segura de pouso e decolagem de helicópteros. Essas medições são realizadas com o FID e os resultados mostrados na figura 9.





 
Contatos
  • Centro de Metrologia Mecnica, Eltrica e de Fluidos
  • ctmetro@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4756 / 4738
 
Assuntos Relacionados
  • Outras Solues