Solues IPT

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >   Solução IPT

Qualidade do ar em plataformas off-shore e nas cidades


O Túnel de Vento dispõe de dispositivo - PIV e FID - para verificar condições de qualidade de vida dos trabalhadores, como por exemplo, são avaliadas como os gases das tubulações se dispersariam na planta da plataforma de petróleo caso houvesse um vazamento. É indesejável que trabalhadores respirem esses gases e estejam sujeitos a patologias respiratórias, outros tipos de doenças e até mesmo fatalidades.

Assim, o conhecimento das rotas dos gases e verificação de pontos de acúmulo de contaminantes, faz com que se definam rotas de fuga de certos locais de trabalho da plataforma, para que se evitem maiores complicações ambientais. Essas análises também são realizadas visando evitar contaminação do sistema de ar condicionado dos alojamentos e de locais fechados, pelos gases do ambiente externo da plataforma de petróleo.

Esses resultados propiciam melhorias no pré-projeto de uma plataforma de petróleo off-shore. E, como se pode notar, as mesmas tecnologias podem ser utilizadas em cidades ou plantas industriais, para que se proponham soluções para evitar contaminações ambientais pelas emissões veiculares e por indústrias.

 
Contatos
  • Centro de Metrologia Mecnica, Eltrica e de Fluidos
  • ctmetro@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4756 / 4738
 
Assuntos Relacionados
  • Outras Solues