Solues IPT

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >   Solução IPT

Caracterizao qumica de compostos orgnicos e inorgnicos


A caracterização química é uma importante ferramenta para obter informações sobre a composição de uma ampla gama de materiais, orgânicos ou inorgânicos, que pode ser útil em diversas circunstâncias e na solução de problemas em todos os segmentos da indústria.

Por meio da realização de análises químicas, é possível identificar contaminantes, determinar teores de componentes, verificar estrutura, classificar materiais, comprovar o atendimento a especificações técnicas, indicar causas de falhas de performance.

O Laboratório de Análises Químicas (LAQ) dispõe de infraestrutura diferenciada, viabilizando a utilização concomitante das mais variadas e modernas técnicas, como GCMS, LCMS, ICPMS, RMN, IV, TGA, DSC, FRX, DRX.

Diferente de outros laboratórios de análises, o LAQ vai além da simples execução de ensaios; sua equipe multidisciplinar e qualificada realiza uma investigação prévia do problema apresentado pelo cliente, indicando os ensaios e análises mais adequados à elucidação de suas causas. Dessa maneira, o cliente otimiza recursos financeiros realizando apenas as análises necessárias e pode encontrar rapidamente a solução mais eficaz para seu problema.

Entenda como funciona o trabalho do LAQ, desde o contato do cliente até a entrega dos resultados:



CASOS DE SUCESSO


As áreas de cosméticos e fármacos são responsáveis por uma demanda constante de trabalhos no Laboratório de Análises Químicas. São demandas diversas, podemos auxiliar nas resoluções de problemas jurídicos, questões de desempenho bem como na melhoria de formulação de produtos. Confira nos casos abaixo como a caracterização química foi uma peça-chave na solução de problemas importantes para os clientes:

IPT investiga cosmético que entrou em combustão após aplicação na pele
Um produto cosmético pegou fogo na pele de um usuário após a aplicação. O fabricante procurou o Laboratório de Análises Químicas (LAQ) para realizar um estudo de teor alcoólico na formulação cosmética em situações diversas, a fim de avaliar a possibilidade de combustão de seu produto após aplicação na pele. LEIA MAIS

Estudo do IPT identifica causa de contaminação em ampolas de medicamento
Ampolas de vidro contendo medicamento começaram a apresentar a formação inesperada de gases, que provocavam um deslocamento do pistão de borracha da parte inferior das ampolas, podendo ocasionar contaminação no medicamento. O cliente procurou o Laboratório de Análises Químicas (LAQ) para a caracterização dos gases e determinação das causas de sua formação. LEIA MAIS

Identificação de produto orgânico soluciona problema no processo produtivo
Processos produtivos são passíveis de contaminação por diversos fatores, sejam eles oriundos de máquinas, insumos ou mesmo manipulação humana. Uma indústria de aromas procurou o Laboratório de Análises Químicas (LAQ) do IPT para a caracterização de pontos pretos que apareciam em seu processo de produção de concentrados para bebidas. LEIA MAIS






 
Contatos
 
Assuntos Relacionados
  • Outras Solues