Solues IPT

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >   Solução IPT

Anlise qualitativa de gases utilizados para extino de incndio e em gases refrigerantes


Equipamentos e sistemas de combate a incêndio, refrigeradores domésticos e instalações frigoríficas e sistemas de ar condicionado utilizam gases que podem conter substâncias prejudiciais à camada de ozônio, tais como: Carbono, Flúor e Cloro (CFCs), Carbono, Flúor e Bromo (Halon), tetracloreto de carbono e tricloroetanos. A lista completa de substâncias pode ser encontrada no Anexo A e B do Protocolo de Montreal.

O uso dessas substâncias é restrito em todo o território nacional pela Resolução 267 do Conama, para todos os sistemas, equipamentos, instalações e produtos novos, nacionais ou importados.

O IPT analisa os gases para extinção de incêndio e refrigeração, verificando a presença de substâncias prejudiciais à camada de ozônio. A identificação dos gases é realizada por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas. Além disso, a análise química fornecida pelo Instituto permite confirmar a especificação do produto, ou ainda identificar contaminantes, auxiliando no controle da qualidade.

 
Contatos
 
  • Notcias
  • veja todas
 
  • Soluções tecnológicas
 
  • Colunas
  • veja todas