Solues IPT

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >   Solução IPT

Inspeo de obras e empreendimentos de infraestrutura


 



O IPT se tornou um Organismo de Inspeção Acreditado (OIA), podendo certificar que um empreendimento de infraestrutura foi avaliado e encontra-se em conformidade com os requisitos técnicos, legais, normativos e documentais previstos no contrato vigente e explicitados nos relatórios técnicos vinculados à certificação.

A acreditação é um reconhecimento formal, concedido pelo INMETRO, de que o organismo de inspeção atende a requisitos previamente definidos e demonstra ser competente para realizar suas atividades com confiança.


Veja aqui o escopo de acreditação do IPT.


Como funciona a Inspeção Acreditada

O Programa de Inspeção Acreditada para Empreendimentos de Infraestrutura do Governo Federal tem o objetivo de aumentar a confiabilidade nos investimentos em infraestrutura feitos pelo próprio governo e pela iniciativa privada. Visa mitigar os riscos e assegurar a qualidade técnica dos projetos e das obras de engenharia, aumentando a confiança do mercado na qualidade dos serviços prestados, no orçamento estimado e nos cronogramas previstos.


A inspeção é um processo no qual um organismo de terceira parte elabora um documento descrevendo o plano de inspeção para avaliar a execução da obra.
 
No decorrer das atividades e etapas de Inspeção, o IPT emitira relatórios técnicos, descrevendo as atividades realizadas e as não conformidades observadas.

Após concluídas as etapas de inspeção, e constatada a conformidade da obra aos requisitos especificados, o IPT concede à empresa um Certificado de Inspeção. A empresa poderá fazer uso da marca de OIA do IPT para a sua obra, conforme regras contratuais.


Empreendimentos que podem ser certificados pelo IPT OIA:

  • Aeroportos; 
  • Portos;
  • Rodovias. 


Por que inspecionar uma obra?

A atividade de inspeção visa mitigar os riscos e assegurar a qualidade técnica dos projetos e das obras de engenharia, aumentando a confiança do mercado na qualidade dos serviços prestados, no orçamento estimado e nos cronogramas previstos.


O que é inspeção acreditada de obras?

O Programa de Inspeção Acreditada para Empreendimentos de Infraestrutura do Governo Federal foi lançado em janeiro de 2018, fruto de uma parceria entre a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), com o objetivo de aumentar a confiabilidade nos investimentos em infraestrutura feitos pelo próprio governo e pela iniciativa privada.

A inspeção é um processo no qual um organismo de terceira parte elabora um documento descrevendo o plano de inspeção para avaliar a execução da obra.


Por que contratar o IPT?

A utilização da marca OIA do IPT oferece a credibilidade de uma instituição com forte tradição, idoneidade e experiência em obras de infraestrutura, e todo trabalho de inspeção será conduzido por uma equipe multidisciplinar de profissionais experientes em suas áreas de atuação, na sua maioria mestres e doutores.


Quais os benefícios da inspeção acreditada?

A contratação de um organismo de inspeção, independente e tecnicamente competente, traz mais benefícios para todos:

  • Menor risco para a sociedade;
  • Maior segurança jurídica para os financiadores e seguradoras;
  • Melhores condições de financiabilidade ao parceiro privado;
  • Maior credibilidade para as construtoras;
  • Maior agilidade e previsibilidade nas entregas para o Governo.


Mais informações: oia@ipt.br

 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000
 
  • Notcias
  • veja todas
 
  • Soluções tecnológicas
 
  • Colunas
  • veja todas