Solues IPT

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >   Solução IPT

Soluo para sorteios eletrnicos de notas fiscais e casas populares



Os órgãos públicos e organizações privadas que precisam fazer sorteios com grandes quantidades de candidatos e contemplados podem adotar soluções informatizadas para proporcionar confiabilidade e agilidade a esses processos, evitando o transtorno do recurso tradicional de globo e bolinhas numeradas, que são exaustivos de serem realizados e possuem dificuldade operacional para sorteios em grande escala.

 

A SAGMD - Seção de Automação, Governança e Mobilidade Digital criou uma solução de sorteios eletrônicos de prêmios, que consiste em procedimentos seguros e um software desenvolvido com padrões abertos para gerar números aleatórios confiáveis, conforme recomendações do NIST - National Institute of Standards and Technology. O software foi registrado no INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial pelo IPT. Recebemos o Prêmio do Programa de estimula à inovação e à produtividade tecnológica do IPT, em 2015, e o Prêmio do Anuário TI & Governo, em 2011, do Fórum Editorial.

 

Um algoritmo matemático garante a distribuição aleatória e uniforme de números premiados, dando a mesma chance de ganhar para todos os candidatos. A partir de uma semente para inicialização do gerador de números aleatórios (para prover aleatoriedade externa de forma controlada), da quantidade de bilhetes participantes (até 100 milhões de candidatos) e da quantidade de prêmios (até oito milhões de contemplados), o software gera a lista dos números de bilhetes premiados e sua ordem de classificação no sorteio. No caso limite, o computador leva somente alguns minutos para processar um sorteio que poderia levar horas ou até um dia inteiro. Para garantir a segurança e a isenção dos resultados, em nenhum momento a solução do IPT utiliza dados sensíveis dos clientes como os CPFs e os nomes dos sorteados, pois a fase de associação dos dados dos ganhadores com os bilhetes premiados deve ser realizada sem nenhuma participação das equipes do IPT, pelos sistemas dos clientes, como as secretarias da fazenda ou secretarias de habitação, sempre sob a observação de auditoria externa.

 

Os procedimentos seguros consistem na definição dos passos de verificação do processo e na contratação de auditoria externa, além dos cuidados para utilização e armazenamento das mídias e dos equipamentos utilizados. Também assessoramos os clientes na publicação de documentos legais como leis, decretos e resoluções necessários para a transparência dos procedimentos.

 

Os procedimentos e o software são customizados para cada cliente a partir do software original desenvolvido pelo IPT. Os softwares customizados já foram utilizados em vários projetos de sorteios eletrônicos, em seis diferentes clientes:

 

06/2017 - 9/2017

Sorteios Eletrônicos de Casas Populares da CDHU para a cidade de São Paulo (Secretaria da Habitação do Governo do Estado de São Paulo).

 

01/2015 - 12/2015

Sorteios Eletrônicos de Prêmios da Nota Fiscal Paraná (Secretaria da Fazenda do Governo do Estado do Paraná).

 

12/2012 - 12/2014

Sorteios Eletrônicos de Prêmios da Nota Fiscal Salvador (Secretaria de Finanças da Prefeitura do Município de Salvador).

 

01/2011 - 12/2012

Sorteios Eletrônicos de Casas Populares no Estado de Mato Grosso (Secretaria da Habitação do Estado de Mato Grosso, para as cidades de Cuiabá e Várzea Grande).

 

01/2010 - 12/2012

Sorteios Eletrônicos de Prêmios da Nota Fiscal Paulistana (Secretaria de Finanças da Prefeitura do Município de São Paulo). Participam cerca de 1,4 milhão de bilhetes, concorrendo a um total de 137.553 prêmios.

 

06/2008 - 12/2014

Sorteios Eletrônicos de Prêmios da Nota Fiscal Paulista (Secretaria da Fazenda do Governo do Estado de São Paulo). Já participam cerca de 20 milhões de bilhetes, concorrendo a um total de 1,5 milhão de prêmios.

 

 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000
 
  • Notcias
  • veja todas
 
  • Soluções tecnológicas