Solues IPT

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >   Solução IPT

Ordenamento territorial geomineiro


Uma das características peculiares dos empreendimentos de mineração é a sua rigidez locacional, devido à localização e disponibilidade dos recursos minerais.

Devido a essa limitação, faz-se necessário o estabelecimento de regras e procedimentos que consigam harmonizar a convivência no uso e ocupação do solo com outras atividades econômicas também fundamentais ao desenvolvimento sócio-econômico da região, tais como a agricultura, pecuária, barragens e reservatórios, implantação de redes viárias, expansão urbana, e reflorestamento, considerando ainda a preservação e conservação ambiental.
Cava da mina de fosfato da Mineração Bunge em Cajati na região do Vale do Ribeira
 

A base para uma avaliação e definição de parâmetros eficazes para o estabelecimento de tais regras e procedimentos se faz por meio da modelagem do chamado Ordenamento Territorial Geomineiro, que pode abranger áreas de tamanhos variados dependendo das necessidades e particularidades técnicas envolvidas. O IPT possui metodologia própria que vem sendo aplicada de forma sistemática em diversos municípios e regiões do Estado de São Paulo. Ainda que a sua promoção recaia fundamentalmente sobre o poder público, a utilização desse tipo de ferramenta é estratégica no planejamento de ações pelo setor privado.

 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000
 
  • Notcias
  • veja todas
 
  • Soluções tecnológicas
 
  • Colunas