Solues IPT

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >    >  Solução IPT   >  Informações Complementares

Resistncia ao Fogo

compartilhe


Compartimentao horizontal e vertical


Ensaio de resistência ao fogo em forno vertical
 

Consiste na subdivisão da edificação em células capazes de suportar a ação da queima dos materiais combustíveis nela contidos, impedindo a propagação do incêndio, restringindo a livre movimentação da fumaça no interior do edifício, mantendo as rotas de fuga seguras contra os efeitos do incêndio e facilitando as operações de combate ao incêndio. Os elementos que propiciam tais subdivisões devem apresentar resistência ao fogo, determinada através de ensaios laboratoriais.

Compartimentação horizontal


Forno Horizontal do LSFEx
 

Tem o propósito de impedir a propagação do incêndio no pavimento, evitando que o incêndio domine sucessivamente diversos setores da edificação. É composta fundamentalmente por paredes corta-fogo e por proteções das intervenções que nelas ocorrem como portas corta-fogo, selagem corta-fogo das passagens das instalações elétricas e redes hidráulicas, dampers corta-fogo nas passagens de dutos de ventilação e interseções na fachada e na cobertura.

Compartimentação vertical

Forno Vertical do LSFEx
 

Tem o propósito de impedir a propagação do incêndio entre pavimentos. É composta fundamentalmente por entre-pisos corta-fogo, cuja resistência ao fogo não deve ser comprometida pelas transposições que intercomunicam pavimentos. As escadas e poços de elevadores devem ser enclausurados com elementos corta-fogo e devem ser providas de selagem corta-fogo nas passagens das instalações elétricas e redes hidráulicas e de dampers corta-fogo nas passagens de dutos de ventilação. Adicionalmente, as fachadas devem ser projetadas de modo a limitar o risco de propagação do incêndio por convecção no exterior da edificação.


Outras informações complementares