Solues IPT

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >    >  Solução IPT   >  Informações Complementares

Reao ao fogo dos materiais

compartilhe


Ensaios de inflamabilidade


Ensaio de inflamabilidade em amostra de cadeira de estádio
 

Os métodos de ensaio de inflamabilidade são uma classe de ensaio de reação ao fogo executados em materiais que, via de regra, não se associam diretamente a sistemas construtivos de qualquer natureza (edifícios, veículos etc). Podem ser aplicados em materiais poliméricos empregados em equipamentos eletroeletrônicos, isolantes elétricos sólidos, materiais plásticos empregados em equipamentos de modo geral, móveis estofados, colchões, cortinas etc. 

Quando associados a equipamentos eletroeletrônicos, esse ensaios visam avaliar as condições de segurança intrínseca de equipamentos e dispositivos com potencial de constituirem uma fonte de incêndio. Os materiais ensaiados são submetidos a fontes de calor e chamas simulando os efeitos causados por falhas elétricas que resultem em elementos incandescentes, pequenos arcos elétricos, entre outros.

Quando aplicados a materiais como cortinas, móveis estofados e produtos de vestuário, visam fornecer dados para evitar que esses materiais se transformem em focos de incêndio caso sejam ignizados acidentamente, ou que agravem significativamente a situação de início de incêndio.

O LSFEx realiza um grande número de ensaios de inflamabilidade seguindo métodos de ensaios nacionais e internacionais.