Solues IPT

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >    >  Solução IPT   >  Informações Complementares

Diagnstico ambiental e avaliao de risco de reas contaminadas

compartilhe


Ensaios de caracterizao de reas contaminadas


O Laboratório de Resíduos e Áreas Contaminadas - LRAC realiza ensaios em campo que permitem obter a condição do meio a ser avaliado, bem como ensaios laboratoriais, por meio de amostragens de solo, de resíduos, de água, de vapores e de gases que fornecem os parâmetros físico-químicos obtidos em condições controladas para representar as condições reais da área investigada. Destaca-se também a realização de projetos voltados ao desenvolvimento de técnicas para avaliação de periculosidade e classificação de resíduos.

Para a realização desses ensaios, o LRAC conta com os seguintes equipamentos e infraestrutura laboratorial para a investigação em alta resolução do meio:

 
  • Equipamentos
 

Penetrômetro Multifunção


Permite executar a amostragem contínua de solo por cravação direta, ou seja, coleta-se todo o perfil desde a superfície. Executa também o tipo de amostragem em profundidade específica, onde o amostrador é cravado com uma ponteira travada vedando sua entrada, desde a superfície até o topo do trecho a ser coletado.

Esse equipamento pode também ser utilizado para coleta de amostras indeformadas tipo Shelby, e sondagens geotécnicas (SPT, CPT), MIP, além do trado helicoidal oco para a instalação de poços de monitoramento em aquífero sedimentares.


CPTu (Cone Penetration Test) ou Piezocone
 
O piezocone, como é conhecida a sondagem CPT com medida da poropressão (u), é um ensaio de penetração quasi-estática in situ, que permite identificar e avaliar o perfil e os parâmetros geotécnicos do solo.


Sonda MIP (Membrane Interface Probe)

É comumente utilizada para delimitação de VOCs (Compostos Orgânicos Voláteis) no subsolo, de maneira qualitativa e permite a obtenção dos resultados em tempo real para obter uma estimativa prévia da localização e distribuição dos contaminantes. Esse equipamento possui os seguintes detectores: PID (Photo-ionization Detector), FID (Flame-ionization Detector), XSD (Halogen Specific Detector) e EC (Electrical Conductivity).


Bombas de baixa vazão e medidor multiparâmetros

Possibilita a determinação dos parâmetros físico químicos in situ e a amostragem sob fluxo contínuo da água subterrânea. Os procedimentos de coleta seguem a norma ABNT-NBR 15847/10 – Amostragem de Água Subterrânea em Poços de Monitoramento – Métodos de Purga e Norma CETESB 6410/88 - Amostragem e Monitoramento das Águas Subterrâneas (ABNT, 2010a; CETESB, 1988).


Unidade Móvel - Avaliação de Resíduos e Poluição do Solo

Permite que todos os cuidados para realizar uma investigação ambiental sejam tomados, como transporte e limpeza adequada de equipamentos e conservação de amostras de solo, água e resíduos obtidos em temperaturas adequadas


Equipamentos portáteis

  • Equipamentos portáteis com sistemas de detecção por ionização de chama (FID) para detecção de gases/vapores (hidrocarbonetos) no campo
  • Equipamentos portáteis com sistemas de detecção por fotoionização (PID) para detecção de hidrocarbonetos aromáticos no campo (faixa ppm e ppb)
  • Equipamentos portáteis com sistemas de detecção por oxidação catalítica (DOC) para detecção de inflamáveis no campo
  • Analisador portátil de Fluorescência de Raios-X para detecção de metais em solos
  • Equipamento portátil que permite a análise simultânea e contínua de CO2, O2, H2S, CH4
  • Slug/Bail test automatizado, com transdutores de pressão, para determinação da condutividade hidráulica de um aquífero


ENSAIOS DE LABORATÓRIO


Granulometria conjunta: este ensaio determina o tamanho das partículas granulares de solo e resíduos (argila, silte, areia e pedregulhos). É constituído por duas fases distintas: sedimentação, para detalhamento da fração fina do solo; e peneiramento, para detalhamento da fração grossa do solo.

Índices físicos e propriedades geotécnicas: teor de umidade gravimétrico in situ, peso específico natural, peso específico seco, peso específico dos grãos, e porosidades total e efetiva.

Ensaios de permeabilidade / condutividade hidráulica (k): também são necessários para um bom acompanhamento e prevenção da poluição de uma área contaminada e para a construção de empreendimentos futuros. Dependendo da posição do nível d’água e do uso futuro da área, ensaios para determinar a curva de retenção ou característica do solo também são importantes para a investigação e remediação de áreas contaminadas.

Ensaio de compactação de solos: além de seu tradicional uso para a Geotecnia para construção de aterros, este ensaio é também preliminar àqueles para estimativa de parâmetros de transporte de poluentes, uma vez que visa a preparação de corpos de prova cilíndricos de 5 a 7 cm de diâmetro. As amostras de solo compactado são uma opção ao uso de amostras indeformadas, de difícil qualidade na coleta, e também permitem o estudo de camadas de impermeabilização de aterros sanitários e barreiras para interceptação de plumas de contaminação.

Teor de matéria orgânica (MO): é considerada uma propriedade importante da fase sólida do solo, pois é responsável pela retenção de boa parte dos contaminantes orgânicos e íons lixiviados pelas águas das chuvas, juntamente com minerais de argila e hidróxidos.

Adsorção de azul de metileno: este ensaio permite a estimativa da capacidade de troca catiônica (CTC), da superfície específica do solo (SE) e da atividade dos argilominerais. Este indica também o tipo predominante da matriz argilosa (partículas menores que 0,075 mm).

pH: este ensaio determina o pH de materiais granulares em água, solo, resíduos, sedimentos.

Condutividade elétrica (CE): este ensaio determina a condutividade elétrica.

Fluorescência de Raios-X – XRF: é um método rápido para investigar amostras de solo em profundidades de interesse, de modo a quantificar as concentrações de metais totais presentes nas mesmas.

Sistema Triflex (Figuras 5 e 6) para realização de ensaios de transporte de poluentes em solo a partir de três câmaras triaxiais.




 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000
 
  • Notcias
  • veja todas
 
  • Soluções tecnológicas
 
  • Colunas