Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Unidade de negócios   > Cidades, Infraestrutura e Meio Ambiente

CIMA - Cidades, Infraestrutura e Meio Ambiente


As cidades são a maior intervenção humana em nosso meio, compondo um cenário ambiental único que abriga por volta de 80% da população mundial. Essa intervenção traz consigo oportunidades, prosperidade e bem-estar para muitos de seus habitantes, mas gera também grandes desequilíbrios sociais, econômicos e ambientais. Estes problemas precisam ser entendidos e gerenciados, já que podem resultar em altos custos financeiros e sociais tanto para a área de políticas públicas, como para os negócios privados.

É necessário que gestores públicos e privados tenham um bom conhecimento sobre a natureza técnica e as causas dos seus problemas ambientais e de infraestrutura urbana, estando bem capacitados no entendimento do problema e, assim, enfrentá-lo de maneira rápida, objetiva e com a maior redução de custo possível. Esse é o principal objetivo da área, oferecendo soluções tecnológicas e P&D embasados em conceitos de sustentabilidade que envolvem, em amplo senso, as cidades, toda a infraestrutura presente e o meio ambiente que as cerca em escala urbana e rural.

A área conta com uma equipe especializada e multidisciplinar que atua de modo integrado na concepção, modelação de propostas, validação de métodos, desenvolvimento e aplicação de soluções tecnológicas, sempre prezando pela idoneidade, imparcialidade e qualidade técnica no atendimento de demandas dirigidas aos setores público e privado.

A área está organizada em três seções, visando facilitar o cliente na sua busca por soluções técnicas e tecnológicas:

  • Foco em planejamento territorial, avaliação ambiental, recursos hídricos, saneamento e florestas urbanas e rurais;
  • Foco em geotecnia e engenharia de estruturas aplicadas a grandes obras civis;
  • Foco em investigações geofísicas e ambientais, gestão e gerenciamento de riscos naturais, tecnológicos/industriais, gerenciamento e gestão ambiental e de áreas contaminadas.



Assuntos relacionados

 
 

Notcias

 

Artigos Tcnicos

 

Livros


 
 
 
Contato
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000