Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Unidade de negócios   > Bionanomanufatura

BIONANO - Bionanomanufatura


Instalações do Núcleo de Bionanomanufatura do IPT
 

Um dos grandes desafios do século consiste no desenvolvimento de novos produtos e processos industriais que atendam aos princípios de sustentabilidade, abrangendo os aspectos social, econômico e ambiental.

As plataformas tecnológicas de biotecnologia, nanotecnologia e microtecnologia são chave para promover o desenvolvimento sustentável, garantindo vantagem competitiva às empresas. Estas plataformas são as bases da Bionanomanufatura.


Integração

A multidisciplinaridade destas plataformas possibilita a realização de soluções tecnológicas integradas.

A nanotecnologia traz novas possibilidades à ciência e ao desenvolvimento tecnológico, com a redução de escala de tempo e tamanho, permitindo intensificação de processos químicos, físicos e biológicos, além de aumento da qualidade e funcionalidades dos produtos.

Processos biotecnológicos oferecem a grande vantagem de serem menos nocivos ao meio ambiente, consumindo menos energia e favorecendo o uso de matérias primas renováveis.

Avanços dos processos de micromanufatura possibilitam a aplicação de nanotecnologia no desenvolvimento de biossensores nas áreas de saúde e ambiental, microrreatores para a química, técnicas analíticas convencionais miniaturizadas, MEMS, NEMS, dentre outras.


Parceria e financiamento

A Bionanomanufatura no IPT vem, portanto, viabilizar o desenvolvimento e aplicação destas tecnologias de forma integrada e sustentável, respondendo às demandas de mercado. Projetos de diferentes modalidades, como P&D&I, consultoria e serviços tecnológicos, podem ser desenvolvidos em parceria com empresas, contando com diversas formas de financiamento, incluindo recursos não reembolsáveis da Ação Embrapii.



Assuntos relacionados

 
 

Notcias

 

Livros


 
 
 
Contato
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000