Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

A influncia do processo de hidratao de salmouras na deposio de CaCO3 na avaliao tipo TBT


Wagner Aldeia; Larissa Ribeiro Leite de Araujo; Davi de Almeida Nascimento; Gabriela Papoulias Frana; Andr Leibsohn Martins; Bruno Barbosa Castro


Resumo:

O método dinâmico para avaliação de inibidores (tube blocking test - TBT) emprega soluções denominadas de catiônicas e aniônicas para comparação da incrustação sem e com a adição de inibidores. As soluções que são empregadas, normalmente são preparadas a partir de sais de modo que se obtenham na mistura, composições resultantes semelhantes às concentrações médias observadas quando da mistura da água de formação e água de injeção em poços de petróleo. Foram realizados ensaios com as soluções precursoras oriundas de uma salmoura rica em carbonato de cálcio, observando que ao longo do tempo de estocagem, mantendo-as em repouso em ambiente controlado, a velocidade em que ocorreram a formação de CaCO3 se alteraram. Deste modo, atribuiu-se ao processo de dissolução e hidratação dos íons a variação de comportamento do sistema em relação ao tempo necessário para incrustação de carbonato de cálcio nas paredes internas dos reatores.


Referência:
ALDEIA, Wagner; ARAUJO, Larissa Ribeiro Leite; NASCIMENTO, Davi de Almeida; FRANÇA, Gabriela Papoulias; MARTINS, André Leibsohn; CASTRO, Bruno Barbosa. A influência do processo de hidratação de salmouras na deposição de CaCO3 na avaliação tipo TBT. In: ENCONTRO NACIONAL DA CONSTRUÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO E GÁS, ENAHPE2019, Serra Negra. Anais... 4 p.

Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/176444.pdf

 
Mais sobre esta unidade
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000