Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Preparao de propriedades de borrahca microparticulada a partir de ltex de NBR modificado e secagem por spray drying


Lucilene Betega de Paiva; Adriana Marim de Oliveira; Renato Rosafa Gavioli


Resumo:

Neste trabalho é apresentada uma metodologia para obtenção de borracha microparticulada baseada em duas etapas: modificação química de látex de borracha seguida de secagem com a técnica de spray drying. Na primeira etapa, látex de acrilonitrila-butadieno carboxilado foi modificado com óxido coloidal, metacrilato de metila e estireno sulfonato de sódio. Na segunda etapa, a dispersão obtida após a etapa de modificação química do látex foi seca em um spray dryer e o material particulado resultante foi caracterizado quanto à morfologia e tamanho de partículas. A morfologia de partículas foi avaliada por microscopia eletrônica de varredura e as imagens revelaram um sistema constituído de partículas predominantemente esféricas e com distribuição de tamanhos em escla micrométrica. Os tamanhos de partículas foram determinados pela técnica de difração de laser e as amostras apresentara, tamanhos médios de partículas entre 30 μm a 12 μm.


Referência:
PAIVA, Lucilene Betega de; OLIVEIRA, Adriano Marim de; GAVIOLI, Renato Rosafa. Preparação e propriedades de borracha microparticulada a partir de látex de NBR modificado e secagem por spray drying In: CONGRESSO BRASILEIRO DE POLÍMERO, 12., 2013, Florianópolis. Anais... 4 p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/171868.pdf

 
Mais sobre esta unidade
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000