Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Unidades de Negócios   >   Apresentações e Posters

compartilhe

Breve panorama sobre a incidncia de reas suscetveis a movimentos gravitacionais de massa e inundaes em municpios das regies sul e sudeste o Brasil


Omar Yazbek Bitar; Sandra Fernandes da Silva


Resumo:

Este artigo sintetiza o conteúdo de apresentação demandada pela Comissão Organizadora do 9.Smpósio Brasileiro de Cartografia Geotécnica e Geoambiental, acerca do contexto das áreas de suscetibilidade aos desastres naturais nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, de modo a contribuir nas discussões sobre metodologia apropriadas à cartografia geotécnica e geoambiental aplicada ao planejamento regional. O objetivo geral do trabalho que fundamenta essa apresentação é o de estabelecer as bases tecnológicas para desenvolvimento contínuo de um modelo de produção de cartas de suscetibilidade a processos que podem gerar desastres naturais, visando subsidiar o planejamento territorial e a prevenção de desastres. Os dados apresentados neste artigo se referem a mapeamentos realizados em 171 municípios dos estados de Espírito Santos, Minas Gerais. Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, em 2013 e 2014, em atenção a demandas específicas da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais. Enfatizam-se os procedimentos básicos desenvolvidos e os resultados obtidos acerca da incidência de áreas suscetíveis a movimentos gravitacionais de massa e inundações em relação á área municipal e à área municipal urbanizada. Salienta-se, no presente artigo, a incidência de distintas classes de suscetibilidade (alta, média e baixa), consideradas em relação aos processos de deslizamentos, inundações, corridas de massa e enxurradas. No caso de corridas de massa e enxurradas, a incidência é destacada em relação às bacias de drenagem com alta suscetibilidade a esses dois processos.

Referência:
BITAR, Omar Yazbek; SILVA, Sandra Fernandes da. Breve panorama sobre a incidência de áreas suscetíveis a movimentos gravitacionais de massa e inundações em municípios das regiões sul e sudeste o Brasil. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CARTOGRAFIA GEOTÉCNICA E GEOAMBIENTAL, 9;. 2015, Cuiabá. Trabalho apresentado...São Paulo: ABGE, 2015. 2 p.

Acesso ao resumo do trabalho em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf/174901.pdf 

 
Mais sobre esta unidade
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000