Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

A relao universidade-empresa: os entraves nas inter-relaes entre agentes do SNI em um projeto de cooperao


Eliana Cunico; Claudia Brito Silva Cirani; Claudia Echevengu Teixeira


Resumo:

O Brasil tem como uma das bases da sua economia o agronegócio, representado por agroindústrias, segmento responsável por cerca de 20% do PIB gerado no país. A geração de riqueza, sustentada por atividades produtivas de agroindústrias, gera resíduos e consome recursos naturais, interferindo sobremaneira no pilar ambiental da sustentabilidade. O objetivo central deste trabalho é investigar os principais aspectos que limitam interações de cooperação voltada para soluções ambientais entre universidade, empresa e governo. O método utilizado é de natureza qualitativa, valendo-se de entrevistas e análise de conteúdo por meio da ferramenta Atlas.ti. Como principais resultados, destacam-se um panorama sobre a atual situação tecnológica e ambiental do segmento analisado, além dos aspectos necessários em relação à intermediação por parte de projetos de cooperação formalizados, facilitando a formação de alternativas decorrentes de pesquisa e da prática empírica, como o que norteou a pesquisa em questão.

Referência:
CUNICO, Eliana; CIRANI, Claudia Brito; TEIXEIRA, Cláudia Echevenguá. A relação Universidade-Empresa: os entraves nas inter-relações entre agentes do SNI em um projeto de cooperação. In: ENCONTRO DA ANPAD, 39., 2015, Belo Horizonte. Anais... 19 p. 

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/173562.pdf

 
Mais sobre esta unidade
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000