Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Mapeamento do setor de remediao de reas contaminadas e o modelo de negcios do IPT


Flavia Guitierrez Motta (DE); Claudia Echevengu Teixeira (DE); Sandra Lucia de Moraes; Yuri Basile Tukoff Guimares (CIME)


Resumo:  

Este relato apresenta um mapeamento do setor de Gerenciamento de Áreas Contaminada (GAC) no Brasil e a partir deste, desenha um modelo de negócios voltado para o desenvolvimento de soluções tecnológicas para aplicação neste setor. Com base no panorama setorial foi possível construir uma matriz SWOT e conceber o modelo de negócios utilizando-se o método Canvas para o IPT. No levantamento de dados de áreas contaminadas chegou-se em um número total 5791 áreas identificadas no Brasil, sendo deste total, 658 como de interesse para a solução do negócio, o que representa 11 % do total. Identificou-se 129 empresas que atuam na área ambiental, sendo que 75 destas atuam em GAC, cerca de 60% do total. A movimentação financeira deste setor no Brasil gira em torno de R$ 1 bilhão em 2013. As principais oportunidades identificadas referem-se a expansão das exigências legais com foco em padrão de qualidade técnica das soluções ofertadas. A proposta de valor está direcionada ao desenvolvimento e avaliação de soluções tecnológicas para remediação de áreas contaminadas por contaminantes complexos. O diferencial a ser ofertado ao mercado é decorrente da capacidade instalada para realizar estudos de diferentes alternativas tecnológicas existentes para remediar uma área contaminada a estabelecer a solução que combine e otimize o uso destas diferentes tecnologias com base em parâmetros técnicos econômicos e de sustentabilidade. Estes estudos permitiram a obtenção de um primeiro panorama do setor de GAC no Brasil e delimitar um modelo de negócio diferenciado para o mercado.

Referência:
MOTTA, Flávia Gutierrez; TEIXEIRA, Cláudia Echevenguá; MORAES, Sandra Lucia de; TUKOFF GUIMARÃES, Yuri Basile. Mapeamento do setor de remediação de áreas contaminadas e o modelo de negócio do IPT. In: Encontro da ANPAD, 39., 2015, Belo Horizonte. Anais... 20 p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/173561.pdf


 
Mais sobre esta unidade
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000