Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Integrao de mtodos geofsicos com a sonda MIP para caracterizao estratigrfica de uma rea contaminada.


Leandro Gomes de Freitas; Otvio Coaracy Brasil Gandolfo; Rgis Gonalves Blanco ; Nestor Kenji Yoshikawa; Alexandre Muselli Barbosa; Daniel Carlos Leite


Resumo

A integração de diferentes técnicas de investigação geoambiental é uma metodologia inovadora para a elaboração de modelos conceituais mais precisos em áreas contaminadas. Os resultados de levantamentos geofísicos pelos métodos de eletrorresistividade, sísmica e GPR foram comparados com perfis de condutividade elétrica do subsolo obtidos por meio da sonda de imageamento direto MIP. Os resultados demonstraram nítidas correlações no mapeamento dos estratos do terreno, cujas feições geológicas são caracterizadas por depósitos aluvionares quaternários sobrepostos aos sedimentos terciários da Bacia de São Paulo. Como os resultados de condutividade elétrica do subsolo podem variar em função de uma série de fatores, é recomendável integrar diferentes técnicas de investigação para minimizar incertezas e validar modelos conceituais em solos tropicais contaminados.

Referência

FREITAS, Leandro Gomes de; GANDOLFO, Otávio Coaracy Brasil ; BLANCO, Régis Gonçalves ; YOSHIKAWA, Nestor Kenji ; BARBOSA, Alexandre Muselli ; LEITE, Daniel Carlos . Integração de métodos geofísicos com a sonda MIP para caracterização estratigráfica de uma área contaminada. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL, 15., 2015, Bento Gonçalves. Anais... São Paulo: ABGE, 2015. 10p.

 
Mais sobre esta unidade
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000