Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Cartas de suscetibilidade inundao


Sofia Julia Alves Macedo Campos; Fausto Luiz Stefani; Nivaldo Paulon; Luis Gustavo Faccini; Omar Yazbek Bitar


Resumo:

Este trabalho apresenta o método adotado para o mapeamento de suscetibilidade à inundação fluvial gradual em escala semirregional (1:25.000) no âmbito das cartas de suscetibilidade para planejamento municipal frente à expansão urbana e aos desastres naturais. O método baseia-se na combinação da análise morfométrica da bacia ade drenagem em que o território municipal está inserido e nas características hipsométicas relativas ao nível da drenagem mais próxima. A suscetibilidade de bacias de drenagem a inundações graduais foi mapeada de acordo com as seguintes atividades: abordagem quantitativa baseada em índices morfométricos; definição da área de estudo para aplicação dos índices morfométricos segundo a bacia hidrográfica do rio principal do município; hierarquização relativizada na bacia hidrográfica quanto à suscetibilidade a inundações de cada uma das sub-bacias contribuintes; e espacialização da inundação, que abrange o conjunto do território municipal formado por planícies e terraços fluviais e/ou marinhos. O método é constituído de três etapas: Etapa 1 de extração de índices morfométricos da bacia hidrográfica e hierarquização; Etapa 2 de aplicação e fatiamento no modelo HAND; e a Etapa 3 de integração e recorte nas áreas de planícies e terraços. A partir do produto gerado nestas etapas são realizadas campanhas de validação em campo e, se necessário, adequações nas etapas ou ajustes localizados.


Referência:
CAMPOS, Sofia Julia Alves Macedo; STEFANI, Fausto Luiz; PAULON, Nivaldo; FACCINI, Luis Gustavo; BITAR, Omar Yazbek. Cartas de suscetibilidade à inundação. In: CONGRESSO BRASILERIO DE GELOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL, 15.,2015, Bento Gonçalves. Anais... São Paulo: ABGE, 2015. cd-rom. 8p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/173657.pdf


 
Mais sobre esta unidade
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000