Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

A corrida de massa em Itaoca: transporte e deposio de sedimentos


Marcelo Fischer Gramani


Resumo:

O objetivo principal do artigo é apresentar o registro de uma corrida de detritos (debris flow) no córrego Guarda Mão, bacia localizada no município de Itaoca, Vale do Ribeira (SP), dando ênfase aos aspectos de transporte e deposição de sedimentos. O artigo busca apresentar o transporte e a intensa deposição de sedimentos ao longo da drenagem principal, córrego Guarda Mão, em pequeno intervalo de tempo. Os volumes mobilizados durante o escoamento da massa e as respectivas fases de deposição influenciam dois indicadores críticos no desenvolvimento desses processos: raio de alcance e trajetória de fluxo. Verificou-se que os aspectos relacionados à geologia e ao relevo são extremamente favoráveis à geração e desenvolvimento desses tipos de movimentos de massa, com destaque para amplitude das bacias, inclinação dos canais de drenagem, inclinação das encostas no entorno das linhas de drenagem e materiais presentes no leito e nos taludes marginais. O acidente ocorreu em janeiro de 2014, nos dias 12 e 13, após chuvas intensas e concentradas que atingiram a região sul do estado de São Paulo. O evento pluviométrico gerou inundações bruscas, deslizamentos generalizados em encostas e corridas de massa (lama, detritos e material vegetal). As inundações, repentinas, causaram grandes impactos econômicos e sociais nas áreas de baixada. Um grande número de deslizamentos ocorreu em setores preservados das encostas, em cotas elevadas, mobilizando solo, rocha e material vegetal. As corridas de massa se desenvolveram em, pelo menos, duas linhas principais de drenagem, causando grandes mobilizações de blocos de rocha e intensa erosão lateral e do leito dos córregos.


Referência:
GRAMANI, Marcelo Fischer. A corrida de massa em Itaoca: transporte e deposição de sedimentos. In: SIMPÓSIO DE GEOLOGIA DO SUDESTE, 14.; SIMPÓSIO DO CRETÁCO DO BRASIL, 8., 2015, Campos do Jordão. Anais... 5 p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na Biblioteca/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/173816.pdf

 
Mais sobre esta unidade
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000