Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

O PMRR (Plano Municipal de Reduo de Riscos) como instrumento na gesto regional de riscos urbanos: o exemplo da regio do ABC paulista


Fabrcio Arajo Mirandola; Fernando Rocha Nogueira; Eduardo Soares de Macedo


Resumo:

Este artigo visa analisar a importância do uso do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) como um instrumento no planejamento urbano, e não apenas como um instrumento que auxilia os municípios no mapeamento de suas áreas de risco e na realização de intervenções estruturais consideradas prioritárias para prevenir e evitar a ocorrência de deslizamentos nas encostas e solapamento de margem de suas áreas urbanas. Pretende-se destacar que tal instrumento possibilita, a médio e longo prazo, o planejamento e a formulação de uma ação multidisciplinar e intersetorial, com a integração das ações dos diversos órgãos que de alguma maneira lidam com o problemas relativos aos riscos geológicos urbanos.


Referência:
MIRANDOLA, F. A.; NOGUEIRA, F. R.; MACEDO, E. S. de. O PMRR (Plano Municipal de Redução de Riscos) como instrumento na gestão regional de riscos urbanos: o exemplo da região do ABC paulista. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL, 15., 2015, Bento Gonçalves. Anais... São Paulo: ABGE, 2015.

 
Mais sobre esta unidade
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000