Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Aspectos ambientais do setor da construo civil: roteiro para a adoo de sistema de gesto ambiental pelas pequenas e mdias empresas de prestao de servios


Nivea Regina Gallo Vechi; Amarilis Lucia Castelli Figueiredo Gallardo; Cludia Echevengu Teixeira


Resumo:

A indústria da construção civil é reconhecida pelo potencial de deflagrar significativos impactos ambientais na condução das suas atividades principais e de apoio. As pequenas e médias empresas (PMEs) são responsáveis pelos serviços de apoio, podendo também realizar parte das atividades principais. Apesar dos impactos ambientais associados ao setor, as empresas de menor porte possuem baixa implantação de sistemas de gestão ambiental (SGA). Em geral, as PMEs consideram a adoção de um SGA como mera formalização para garantir a qualificação para contratação, acrescendo ainda os custos dos serviços prestados para a sua implementação. Este artigo tem por objetivo identificar os aspectos ambientais vinculados ao fornecimento de atividades executadas por PMEs prestadoras de serviços à construção civil no país, visando auxiliar no processo de adoção de sistemas de gestão ambiental. A pesquisa aplicada exploratória subsidia- -se por dados primários e estudo documental, em abordagem qualitativa. Para conhecimento e identificação dos aspectos ambientais associados às atividades de construção civil, selecionaram-se dois empreendimentos de infraestrutura, viário e portuário, bem como seus prestadores de serviços. O principal produto da pesquisa consiste na elaboração de um roteiro básico para a identificação dos aspectos ambientais, a etapa técnica e uma das mais complexas da implantação do SGA. Os resultados dessa pesquisa podem subsidiar a elaboração da etapa técnica do SGA por pequenas e médias empresas do setor da construção civil com vistas à redução dos impactos ambientais gerados pelo setor de obras de infraestrutura e à obtenção de certificação ambiental para PMEs desse segmento.


Referência:
VECHI, Nivea Regina Gallo; GALLARDO, Amarilis Lucia Casteli; TEIXEIRA, Claudia Echevenguá. Aspectos ambientais do setor da construção civil: roteiro para a adoção de sistema de gestão ambiental pelas pequenas e médias empresas de prestação de serviços. Sistemas & Gestão, v.11, n.1, p.17-30, 2016.




 
Mais sobre esta unidade
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000