Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Incidncia de reas suscetveis a movimentos gravitacionaos de massa e inundaes em municpios abrangidos pelo Plano Nacional de Gesto de Riscos e Respostas Desastres Naturais


Sandra Fernandes da Silva; Omar Yazbek Bitar


Resumo:

Este artigo sintetiza resultados dos trabalhos de mapeamento de áreas suscetíveis executados no âmbito
do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, lançado em agosto de 2012, em atendimento a diretrizes da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, editada pela Lei Federal 12.608/2012. O objetivo geral é estabelecer as bases tecnológicas para desenvolvimento contínuo de um modelo de produção de cartas de suscetibilidade a processos que podem gerar desastres naturais, visando subsidiar o planejamento territorial e a prevenção de desastres. Desenvolveram-se métodos apropriados para o mapeamento de suscetibilidades a deslizamento, inundação, corrida de massa e enxurrada. Os métodos se fundamentam na análise de dados disponíveis e verificação de campo. A aplicação dos métodos resultou na composição de cartas de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e inundações. Inicialmente aplicados em municípios das regiões Sul e Sudeste, os métodos desenvolvidos foram posteriormente utilizados também nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte, cujos resultados são comparados e discutidos de forma breve. Os resultados gerais obtidos se referem a mapeamentos realizados entre 2012 e abril de 2015 em 279 municípios, distribuídos em vinte estados. Enfatizam-se os procedimentos básicos desenvolvidos e os resultados obtidos. De uma maneira geral, a aplicação dos métodos desenvolvidos mostra bons resultados nas distintas regiões. Algumas dificuldades específicas foram encontradas em relação às aplicações em municípios da região Norte, particularmente em razão da ausência de dados básicos compatíveis com a escala de trabalho e dos tipos de modelos digitais de elevação empregados. Salienta-se, no presente artigo, a incidência das distintas classes de suscetibilidade (alta, média e baixa), consideradas em relação a deslizamentos, inundações, corridas de massa e enxurradas. No caso de corridas de massa e enxurradas, a incidência é destacada em relação às bacias de drenagem com alta suscetibilidade a esses dois processos.


Referência:

SILVA, Sandra Fernandes da. BITAR, Omar Yazbek. Incidência de áreas suscetíveis a movimentos gravitacionaos de massa e inindações em municípios abrqangidos pelo plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas Desastres Naturais. Revista Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental, v.4, n.2, p.95-108, 2016.


Acesso ao artigo no site do Periódico:

http://abge.org.br/page/rbgea-volume4-2