Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Caracterizao hidrogeolgica e hidroqumica do sistema aqufero Bauru no Municpio de Bastos, SP.


Tatiana Luiz dos Santos Tavares; Cludia Varnier; Renato Bevilacqua; Ndia Franqueiro Corra; Luiz Gustavo Faccini; Ana Maciel de Carvalho; Jose Luiz Albuquerque Filho; Mara Akie Iritani; Geraldo Hideo Oda; Luciana Martin Rodrigues Ferreira; Emlio Prandi; Suraya Modaelli


Resumo:

A avicultura, principal atividade econômica do município de Bastos, é responsável pela produção de grandes volumes de resíduos que, dispostos de forma inadequada, podem constituir em fonte potencial de contaminação das águas subterrâneas do Sistema Aquífero Bauru (SAB), principal fonte de abastecimento público no local. Nesse contexto, o IPT está desenvolvendo um projeto com outras instituições no município, buscando definir alterações de qualidade no SAB e definir as fontes antrópicas responsáveis. Uma parte do trabalho está apresentada nesse artigo que objetiva apresentar a caracterização hidrogeológica e hidroquímica do SAB no município de Bastos. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica de estudos no local e levantamento de mapas temáticos, levantamento geofísico, cadastramento de poços outorgados, coleta de amostras de água subterrânea para análises físicoquímicas e, consolidação e interpretação dos dados. Como resultado, caracterizou-se a geometria do SAB no município, bem como suas características hidrodinâmicas. E através da hidroquímica, classificou-se a composição natural de suas águas, bem como se identificou um grupo de águas com evidente alteração de qualidade.

Referência:

TAVARES, Tatiana Luiz dos Santos; VARNIER, Cláudia; BBEVILACQUA, Renato Bevilacqua; Nádia Franqueiro Corrêa; Luiz Gustavo Faccini;  Ana Maciel de Carvalho; Jose Luiz Albuquerque Filho; IRITANI, Mara Akie; ODA, Geraldo Hideo; FERREIRA, Luciana Martin Rodrigues; PRANDI, Emílio; MODAELLI, Suraya.  Caracterização hidrogeológica e hidroquímica do sistema aquífero Bauru no Município de Bastos, SP. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, 19., 2016, Campinas. Anais... 19 p. 

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/174228.pdf
 

 
Mais sobre esta unidade
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000