Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Mobilizao social e comunicao em polticas pblicas: o caso do Plano Regional Integrada de Resduos Slidos da Baixada Santista (PRGIRS/BS)


Cludia Echevengu Teixeira; Priscila Ikematsu; Letcia dos Santos Macedo; Flvio Sergio Jorge de Freitas (DE/Imprensa); Fernanda Faria Meneghello; Ana Lcia Buccolo Marques; Marcos Augusto Ferreira; Gabriela Aparecida Rodrigues Romo; Renata Abib Ferrarezi Bernardino


 Resumo:

O Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Baixada Santista (PRGIRS/BS) foi elaborado de forma participativa, visando a gestão adequada dos resíduos sólidos na região sobre seus aspectos ambientais, econômicos e sociais. O presente trabalho apresenta as estratégias de mobilização social e comunicação, definidas para garantir o envolvimento de diferentes atores da sociedade na elaboração do PRGIRS/BS, divulgar amplamente o processo, os objetivos e os desafios a serem alcançados, e disponibilizar as informações necessárias à participação qualificada da sociedade nas fases decisórias do PRGIRS/BS. As principais ações de mobilização e comunicação adotadas no trabalho foram: (a) identificação de atores; (b) criação do Grupo de Sustentação; (c) definição de ferramentas de mobilização; (d) preparação de atividades para as oficinas; (e) divulgação dos produtos e resultados. Ao longo do processo de elaboração do PRGIRS/BS, aproximadamente 12 eventos abertos ao público como oficinas, audiências públicas, eventos técnicos e reuniões técnicas foram realizados em diferentes cidades da Baixada Santista. O trabalho envolveu mais de 800 pessoas de diferentes segmentos da sociedade (administração pública municipal, estadual e federal, iniciativa privada, órgãos reguladores, universidades, terceiro setor, profissionais autônomos, sindicatos, associações e cooperativas e cidadãos sem vínculos associativos). No total, foram geradas 175 notícias sobre o projeto em diferentes meios de comunicação, sendo a maioria advinda de fontes externas e avaliada como de impacto positivo. Conclui-se que as estratégias de comunicação e mobilização social adotadas foram fundamentais para a correta formulação do problema e para a busca de soluções às questões associadas a resíduos sólidos da Baixada Santista de forma integrada. Contudo, para a aplicação do PRGIRS/BS é fundamental o compromisso e a participação de todos os atores que deverão continuar mobilizados para sua efetiva implantação.


Referência:
TEIXEIRA, Cláudia Echevenguá; IKEMATSU, Priscila; MACEDO, Letícia dos Santos; FREITAS, Flávio Sergio Jorge de; MENEGHELLO, Fernanda Faria; MARQUES; Ana Lúcia Buccolo; FERREIRA, Marcos Augusto; ROMÃO, Gabriela Aparecida Rodrigues; BERNARDINO, Renata Abib Ferrarezi. Mobilização social e comunicação em políticas públicas: o caso do Plano Regional Integrada de Resíduos Sólidos da Baixada Santista (PRGIRS/BS). Revista IPT: Tecnologia e Inovação, v.2, n.8, p.14-36, ago., 2018.


Acesso ao artigo no site do Periódico:
http://revista.ipt.br/index.php/revistaIPT/article/view/62/70

 
Mais sobre esta unidade
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000