Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Aspectos habitacionais e urbansticos na implantao da verticalizao de moradias em assentamentos precrios: estudos de caso no municpio de So Paulo, SP


Leandro Macedo Matteucci; Omar Bitar Yasbek Bitar


Resumo:

Apresentam-se os resultados de estudo acerca do levantamento e análise de aspectos habitacionais e urbanísticos associados ao modelo de verticalização de moradias em assentamentos precários no município de São Paulo, SP. Baseia-se especialmente em dados gerais a respeito de políticas, programas e projetos executados em sucessivas administrações municipais no período 1989- 2016, bem como em estudos de caso. Focalizam-se quatro empreendimentos realizados no município: Parque do Gato, Vila Nova Jaguaré, Dois de Maio e Jardim Edite. Na sequência, efetua-se breve análise comparativa entre os empreendimentos estudados, tendo em conta características que denotam as condições de habitabilidade e urbanização estabelecidas e os aspectos considerados positivos e negativos sob o ponto de vista dos moradores. Finalmente, apresentam-se as conclusões do estudo e algumas recomendações gerais visando contribuir para o aprimoramento do modelo e melhor atendimento das necessidades dos moradores desses assentamentos.


Referência:
MATTEUCCI, Leandro Macedo; BITAR, Omar Yazbek. Aspectos habitacionais e urbanísticos na implantação da verticalização de moradias em assentamentos precários: estudos de caso no município de São Paulo, SP. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO, 5., 2018, Salvador. Anais... 22 p.

Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto na íntegra em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/175765.pdf