Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Seismic stratigraphy of Trapand Bay (Southern Brazil) to study sea-level changes and deposition evoution in the upper quaternary


Vinicius S. Rodrigues; Daniel P.V. Alves; Luigi Jovane; Luiz Antonio Pereira de Souza


Resumo:

As variações relativas do nível do mar na margem sudeste do Brasil são estudadas principalmente a partir de uma abordagem sedimentológica. Neste trabalho, foram utilizados dados batimétricos e sísmicos de alta resolução para o estudo da evolução deposicional do Quaternário na Baía de Trapandé, no Estado de São Paulo, Brasil. Utilizando uma análise sismoestratigráfica, foram analisados mais de 198 km de seções sísmicas e interpretados 6 horizontes sísmicos que definiram 5 unidades sísmicas. A unidade mais antiga (U1) está relacionada com os depósitos de mar alto desenvolvidos durante o Estátio Isotópico 5. O horizonte H1 representa a superfície erosiva formada durante a regressão marinha que culminou no Último Máximo Glacial. Em seguida, durante a primeira estabilização da subida do nível do mar, a unidade U2 se depositou e em seguida foi erodida por um rápido afogamento da baía, formando a superfície erosiva H2. Durante o Holoceno médio e tardio, foram identificados um trato transgressivo na unidade U3 e fácies progradacionais na unidade U4, sendo estas últimas limitadas às áreas mais costeiras. Finalmente, a unidade U5 se desenvolveu durante o Holoceno tardio, com características deposicionais similares àquelas atuais. Não foram encontradas expressões sísmicas das oscilações de alta frequência do nível do mar do Holoceno tardio.


Referência:
RODRIGUES , Vinicius S.; ALVES, Daniel P.V.; JOVANE, Luigi; SOUZA, Luiz Antonio Pereira de. Seismic stratigraphy of Trapandé Bay (Southern Brazil) to study sea-level changes and deposition evoution in the upper quaternary. Revista Brasileira de Geofísica; Brazilian Journal of Geophysics, v.37, n.4, p. 1-12, 2019.


Acesso ao artigo no site do Periódico:
https://sbgf.org.br/revista/index.php/rbgf/article/view/2014/1214

 
Mais sobre esta unidade
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000