Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Uma reviso sobre o creosoto no meio poroso: caractersticas e possibilidades de remediao


Llia Cristina da Rocha Soares; Gabriela Paupitz Mendes; Alexandre Muselli Barbosa; Nestor Kenji Yoshikawa; Jos Carlos Rocha Gouva Jnior; Claudio A.O. Nascimento; Marilda M.G. Ramos Vianna


Resumo:

Dentre os poluentes orgânicos mais comuns, destaca-se o creosoto, que é um óleo derivado da destilação do alcatrão amplamente utilizado na preservação da madeira. O creosoto é uma mistura complexa mais densa que a água, sendo constituída por compostos de elevado grau de toxicidade que são considerados carcinogênico. Ainda, muitas técnicas de remediação não apresentam bom desempenho na remoção do creosoto, devido à complexidade do mesmo, seja pela não remoção da fase residual ou do tratamento da fase dissolvida. Então, o objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão sobre o contaminante creosoto. Assim, será apresentado o que já se tem estudado sobre este contaminante, desde a sua caracterização físico-química até o seu comportamento no meio poroso e possibilidades de remediação.

Referência:
SOARES, Lélia Cristina da Rocha; MENDES, Gabriela Paupitz; BARBOSA, Alexandre Muselli; YOSHIKAWA, Nestor Kenji; GOUVÊA JÚNIOR, José Carlos Rocha; NASCIMENTO, Claudio A.O.; VIANNA, Marilda M.G. Ramos. Uma revisão sobre o creosoto no meio poroso: características e possibilidades de remediação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE MEIO AMBIENTE SUBTERRÂNEO, 6., 2019, Belo Horizonte. Anais... 4p.

Acesso ao artigo no site do evento:
https://www.abas.org/vicimas/trabalhos/49.pdf

 
Mais sobre esta unidade
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000