Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Rejeitos de minerao: um olhar do cenrio brasileiro, parte 1: cadeia produtiva


Sandra Lucia de Moraes; Flvia Gutierrez Motta (DE); Camila Peres Massola; Eduardo Maziero Saccoccio; Marsis Cabral Junior


Resumo:

O Brasil figura como uma das grandes potências minerais do mundo, sendo esse setor de grande valia para a economia brasileira por gerar milhares de empregos diretos e indiretos. Apesar de sua importância econômica e social, a atividade da mineração ocasiona uma grande geração de rejeitos. O país é detentor de um robusto arcabouço legal, com uma série de regulamentações a respeito do meio ambiente no setor mineral, sendo que 14 delas são específicas para rejeitos da mineração. No entanto, o acidente ocorrido com a barragem da Samarco em 2015 trouxe novamente à pauta a temática dos rejeitos, o que tem instigado uma série de discussões na cadeia da mineração. Neste trabalho, os autores procuraram caracterizar três aspectos: o cenário atual da cadeia produtiva da mineração, a problemática da geração de rejeitos e o nível de desenvolvimento tecnológico que visa o seu aproveitamento. Esse conteúdo está estruturado em duas partes. A primeira parte, retratada neste documento, analisa a cadeia produtiva da mineração e a dinâmica que caracteriza a participação de seus vários atores, assim como as formas de aumentar os investimentos em processos de recuperação de rejeitos.


Referência:
MORAES, Sandra Lucia de; MOTTA, Flávia Gutierrez; MASSOLA, Camila Peres; SACCOCCIO, Eduardo Maziero; CABRAL JUNIOR, Marsis. Rejeitos de mineração: um olhar do cenário brasileiro - parte 1: Cadeia produtiva. In: SIMPÓSIO DE MINERAÇÃO, 18., 2017, São Paulo. Anais... Rio de Janeiro: ABM WEEK, 2017. p. 228-240.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/174930.pdf


 
Mais sobre esta unidade
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000